Autor: Monojit Mandal
De acordo com rumores, o veterano armador Eric Gordon está sendo procurado por vários clubes apenas um dia depois de ter sido dispensado pelo Los Angeles Clippers. Segundo Kelly Iko, do The Athletic, o Los Angeles Lakers, Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves, Milwaukee Bucks, Phoenix Suns e Portland Trail Blazers estão todos interessados em Gordon durante a iminente temporada de free agency.
Fontes próximas contam que Gordon está procurando uma posição definitiva em uma equipe candidata ao título, o que despertou a curiosidade dessas equipes interessadas. Depois de ser adquirido em uma troca no meio da temporada do Houston Rockets, o armador de 34 anos teve uma média de 11,0 pontos, 2,1 assistências e 1,7 rebotes em 22 jogos com o Los Angeles Clippers. Apesar de seus esforços, o Clippers optou por liberá-lo para economizar o contrato de US$ 20,9 milhões que lhe era devido para a temporada 2023-24.
É interessante notar que os Clippers adquiriram Gordon há apenas cinco meses em troca de Luke Kennard, John Wall e uma troca de seleção protegida, demonstrando seu interesse inicial no experiente jogador. A capacidade de Gordon de esticar o campo, defender-se de armadores mais altos e atacar o aro chamou a atenção dos Clippers, que o priorizou, em relação a Kennard. No entanto, fatores financeiros acabaram influenciando sua decisão de romper com Gordon.
Embora os clubes interessados em Gordon tenham restrições de teto salarial, eles estão ansiosos para melhorar suas rotações de armadores com jogadores veteranos. De acordo com a Spotrac, o Lakers, o Bucks, o Trail Blazers, o Suns e o Timberwolves estão entre os dez clubes com menos espaço salarial disponível. Mesmo assim, essas organizações apreciam a experiência do armador veterano e acham que ele pode ajudá-las a ter sucesso.
Além disso, a decisão do Clippers de dispensar Gordon pode estar ligada à sua busca pelo armador James Harden, estrela do Philadelphia 76ers. De acordo com fontes recentes, os Clippers estão pensando seriamente em adquirir Harden, o que pode significar a liberação de espaço no contrato.
A carreira de 15 anos de Gordon na NBA foi definida por uma pontuação constante, com uma média de 16,0 pontos por jogo em 42,9% de arremessos. Gordon é uma opção atraente para os clubes que procuram armadores sênior que possam trazer experiência útil a um custo mais barato do que Harden. O próximo período de agência gratuita decidirá o destino de Gordon, já que os clubes querem melhorar suas equipes e competir pelo campeonato da NBA.