Autor: Monojit Mandal
Neste verão, o New Orleans Pelicans está tentando ativamente melhorar sua equipe, especialmente na posição de pivô. De acordo com Jake Fischer, do Yahoo Sports, a organização colocou Jonas Valaninas à disposição para troca, já que eles buscam centros mais atléticos e que protejam as bordas.
Valaninas esteve com os Pelicans nos últimos dois anos e está no último ano de seu contrato, que vale US$ 15,4 milhões na temporada 2023-24. Seu desempenho, no entanto, caiu durante o período 2022-23.
Em sua primeira temporada com os Pelicanos em 2021-22, Valaninas teve uma média de 17,8 pontos, 11,4 rebotes e 2,6 assistências por jogo em 74 partidas. Ele também mostrou sua capacidade de arremesso, com uma porcentagem de 54,4% de gols de campo e 36,1% de arremessos de três pontos.
Infelizmente, a produtividade de Valaninas caiu em todas as categorias estatísticas na temporada seguinte. Em 79 jogos, ele teve uma média de 14,1 pontos, 10,2 rebotes e 1,8 assistência por jogo. Sua porcentagem de gols de campo permaneceu consistente, com 54,7% e 34,9% de arremessos além do arco, respectivamente.
Depois de uma fase desanimadora em Nova Orleans, que foi exacerbada por lesões na ex-escolha de primeira rodada Zion Williamson, os Pelicanos estão ansiosos para melhorar, a fim de competir por uma vaga nos playoffs na próxima temporada 2023-24.
De acordo com fontes, o Pelicans manteve conversas com o Cleveland Cavaliers sobre uma possível troca por Jarrett Allen, que poderia servir como substituto de Valanciunas. No entanto, não está claro se o Cavaliers irá considerar essa troca envolvendo seu valioso pivô.
Allen tem sido um componente importante da escalação do Cavaliers nas últimas duas temporadas e meia, complementando as habilidades de Evan Mobley e Donovan Mitchell. Allen demonstrou seus poderes no período 2022-23, com média de 14,3 pontos, 9,8 rebotes, 1,7 assistências e 1,2 bloqueios por jogo, enquanto arremessava incríveis 64,4% do chão.
Na quadra, porém, há dúvidas sobre a química de Allen com Williamson. Ambos os jogadores são arremessadores externos inconsistentes, e a presença de Allen, pode limitar a eficiência de Williamson na quadra.
Além de Allen, o Pelicans ainda não anunciou outros possíveis alvos para um novo pivô nesta offseason. Tanto os torcedores quanto os observadores estão aguardando mais informações sobre as movimentações do elenco do New Orleans, que tenta montar uma equipe dominante para a próxima temporada.