Autor: Barkha Roy
A Hitech Global Holdings, empresa controladora da Hitech Grand Prix, confirmou recentemente sua candidatura para participar do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2026. A equipe de corrida britânica, que atualmente participa das séries juniores de Fórmula 2, 3 e 4, tem como objetivo completar sua carreira de monopostos e mostrar suas capacidades ao lado das melhores equipes do mundo. A candidatura segue 20 meses de planejamento e preparação meticulosos em sua sede em Silverstone.
Para apoiar seu ambicioso empreendimento, a Hitech Global Holdings firmou uma parceria estratégica com o proeminente empresário do Cazaquistão, Vladimir Kim. O acordo envolve a venda de uma participação de 25% para Kim, cujos interesses estão nos setores de mineração, bancos e aviação. Conhecido pelo envolvimento de suas empresas na extração e processamento de minério de cobre, a entrada de Kim no automobilismo internacional marca um empreendimento empolgante em um novo domínio. Anteriormente, suas empresas patrocinavam atletas cazaques renomados, como os campeões de boxe Gennadiy Golovkin e Serik Sapiyev, além de jogadores de tênis de alto nível.
Expressando seu entusiasmo, Kim declarou: “O automobilismo tem sido um interesse pessoal de longa data para mim, e estou muito feliz por estar entrando em uma parceria com uma organização que teve sucesso em tantas categorias e tem tantas ambições para o seu futuro“. Kim reconheceu o apelo dinâmico, a exposição crescente, as oportunidades de marketing business-to-business e a base de fãs em expansão do automobilismo, alinhando-se com suas aspirações pessoais e comerciais.
O CEO da Hitech Grand Prix, Oliver Oakes, deu as calorosas boas-vindas a Vladimir Kim ao grupo Hitech, enfatizando as sinergias naturais descobertas durante suas discussões. Oakes expressou sua gratidão pelo inestimável apoio de Kim, reconhecendo-o como um catalisador para a construção das conquistas atuais da Hitech e para a busca de objetivos mais amplos nos próximos anos.
Enquanto a Hitech Grand Prix aguarda ansiosamente a confirmação da FIA, o órgão regulador da Fórmula 1, sobre sua candidatura, várias outras partes estão disputando um lugar no grid da F1. Entre elas estão a Andretti, a equipe de corrida sediada nos EUA, em parceria com a Cadillac, e o ex-chefe da BAR, Craig Pollock, que pretende estabelecer a “Formula Equal”, uma equipe comprometida em manter uma proporção de 50:50 entre homens e mulheres na equipe.
A FIA continua avaliando as propostas das partes interessadas, e o processo de seleção continua em andamento. A entrada da Hitech Grand Prix no Campeonato de Fórmula 1, apoiada pelo investimento de Vladimir Kim, sinaliza a determinação da equipe em demonstrar suas capacidades, experiência e recursos entre as principais equipes do mundo.