Autor: Vishwajit Sawant
Depois de 10 jogos sem vencer, o Vasco finalmente encontrou o sucesso ao derrotar o Cuiabá por 1 a 0 no Luso Brasileiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol decisivo foi marcado por Jair, que converteu um pênalti marcado com o auxílio do árbitro de vídeo após Figueiredo sofrer uma falta. A vitória pôs fim a uma série de seis jogos sem vitória do Cruz-Maltino e fez com que o time chegasse a 9 pontos, ultrapassando o América-MG e saindo da zona de rebaixamento.
O Vasco teve um início de jogo lento, enfrentando a pressão do Cuiabá, que representou uma ameaça maior nos primeiros minutos. No entanto, com o decorrer da partida, o Cruz-Maltino melhorou seu desempenho, mas teve dificuldades com o último passe, perdendo várias oportunidades. O goleiro Walter teve uma partida relativamente tranquila, sem precisar fazer nenhuma defesa notável.
O jogo se abriu no segundo tempo, com o Cuiabá avançando e pressionando o Vasco. Apesar da pressão maior, foi o Vasco que conseguiu abrir o placar. Jair sofreu uma falta na área, o que resultou em um pênalti, que ele converteu com confiança para dar a liderança ao seu time. O auxílio do VAR garantiu que a decisão correta fosse tomada.
O próximo desafio do Vasco será um confronto de alto nível contra o Botafogo, atual líder do campeonato, no Nilton Santos, no domingo (2), às 16h. Já o Cuiabá receberá o Santos na Arena Pantanal, no mesmo dia, às 18h30.