Autor: Monojit Mandal
A poeira do recém-terminado sorteio da NBA de 2023 acabou de baixar, mas os torcedores e os clubes já estão de olho no sorteio do ano seguinte, esperando com entusiasmo a chegada do próximo talento incrível que talvez mude o destino de sua organização.
Matas Buzelis, natural de Chicago, chamou a atenção dos fãs de basquete em 2024. Muitos acham que ele tem o que é preciso para se tornar a primeira escolha geral, seguindo os passos de Victor Wembanyama, que fez isso este ano.
Buzelis nasceu em Chicago, filho de pais lituanos, e frequentou três escolas de ensino médio diferentes antes de se formar na Sunrise Christian Academy, no Kansas. Em março, ele atingiu o auge de sua carreira no ensino médio ao participar do renomado McDonald’s All-American Game em Houston. Apesar de seu excelente desempenho, os grandes programas de basquete universitário não estavam mais interessados nele.
A escolha de Buzelis de renunciar ao basquete da NCAA e, em vez disso, participar da NBA G League Ignite no ano passado influenciou essa mudança de foco no recrutamento. Nos últimos três anos, o programa Ignite produziu jogadores renomados, como Jalen Green e Scoot Henderson, ambos escolhidos entre as três primeiras seleções do sorteio da NBA.
Buzelis, que tem estatura central, mostra habilidades excepcionais de manejo de bola que desafiam as expectativas de um jogador do seu tamanho. Ele é conhecido por sua agilidade, grande capacidade de rebote e arremesso externo consistente.
Matas BuzelisEm junho próximo, Buzelis e seu colega de equipe da G League Ignite, Ron Holland, podem se tornar o primeiro grupo de companheiros de equipe a ser selecionado entre as três primeiras escolhas da história do Draft da NBA. À medida que a primavera se aproxima, ficará claro quem dos dois jogadores tem a melhor chance de conseguir a cobiçada primeira escolha geral.
Espera-se que vários clubes sofram na temporada 2023/24 da NBA, aumentando suas chances de serem selecionados em alta no sorteio. Após as recentes transações que enviaram Kristaps Porzingis para Boston e Bradley Beal para Phoenix, espera-se que o Washington Wizards esteja entre as piores equipes da liga. O Detroit Pistons, que tem um dos times mais jovens da liga, terminou com 65 derrotas na última temporada e espera-se que termine perto da lanterna novamente nesta temporada.