Autor: Monojit Mandal
Brad Stevens, presidente de operações de basquete do Boston Celtics, surpreendeu seu antigo empregador, Danny Ainge, do Utah Jazz, ao adquirir o valioso jogador Kristaps Porziis. O Celtics adquiriu Porziis do Washington Wizards em uma troca de três equipes que também enviou Marcus Smart para o Memphis Grizzlies. Esse é um revés para o Jazz, que deveria estar interessado em contratar o talento letão como uma agência livre, de acordo com Marc Stein, da NBA.
Stein também informou que Porziis havia demonstrado um grande desejo de se juntar ao Celtics. Porziis optou por usar sua opção de jogador de US$ 36 milhões para a temporada 2023-24 a fim de garantir seu destino final, facilitando a negociação com o Boston. As habilidades de Porziis teriam sido benéficas para o Utah Jazz, que está se reconstruindo depois de ter negociado Donovan Mitchell e Rudy Gobert na temporada anterior. No entanto, a visão clara do Celtics sobre seu lugar na equipe acabou por conquistá-lo.
Porziis foi projetado para entrar na equipe titular do Celtics com Jayson Tatum, Jaylen Brown e Al Horford ou Robert Williams III. Essa aquisição resolve um vácuo de longa data na posição central para o Celtics, já que Horford e Williams não estão mais disponíveis.
Durante a temporada 2022-23, Porziis provou seu valor com uma média de 23,2 pontos, 8,4 rebotes, 2,7 assistências e 1,5 bloqueios por jogo. Ele arremessou 49,8% dos arremessos de quadra e 38,5% dos arremessos de fora do arco, aumentando sua reputação de jogador versátil e talentoso.
Embora o acréscimo de Porziis definitivamente melhore o Celtics, a perda de Marcus Smart para o Memphis Grizzlies deixa um vácuo em sua equipe. Malcolm Brogdon está programado para assumir o posto de armador titular na próxima temporada. A profundidade do Celtics na posição, no entanto, continua sendo um problema, com Derrick White e Payton Pritchard servindo como as principais opções.
Após a derrota nas finais da Conferência Leste para o Miami Heat, o Celtics está motivado para retornar e chegar às finais da NBA na próxima temporada. A contratação de Porziis demonstra seu compromisso de ir com tudo e levar um campeonato para Boston pela primeira vez desde 2008. O Celtics tem uma equipe titular forte e objetivos renovados.