Autor: Monojit Mandal
As negociações entre o Atlanta Hawks e o Dallas Mavericks sobre o que parecia ser uma troca iminente no dia do sorteio acabaram fracassando devido à incapacidade de chegar a um acordo sobre as condições do negócio. Os dois clubes estavam discutindo uma troca de seleção, com a 10ª escolha do Atlanta e a 15ª escolha do Dallas no centro das conversas. No entanto, ocorreram problemas ao estabelecer quem estava envolvido no negócio.
A adição do pivô do Hawks, Clint Capela, de acordo com fontes confiáveis, constituiu um obstáculo importante nas discussões. Marc Stein disse que o Hawks, ansioso pela 10ª escolha e por Dvis Bertns, deu ao Mavericks a 15ª escolha e John Collins. No entanto, os Hawks afirmaram abertamente que só se separariam de Capela se os Mavericks incluíssem o swingman Josh Green na negociação. Infelizmente para o Atlanta, o Mavericks recusou esse negócio, assim como todos os outros que envolviam Collins.
Durante o podcast Brian Windhorst & The Hoop Collective, Tim MacMahon, da ESPN, revelou que o Hawks também demonstrou interesse em adquirir o armador Jaden Hardy. O Mavericks, por outro lado, foi inflexível em manter Green e Hardy por considerá-los jovens jogadores promissores.
Clint Capela, um veterano de nove anos conhecido por seu jogo forte em ambos os lados do campo, com médias de 12,4 pontos, 10,7 rebotes e 1,5 bloqueios em sua carreira. Capela criou uma excelente química com Trae Young, destaque do Hawks, ao longo de três temporadas na equipe.
Josh Green, escolhido na primeira rodada em 2020, tem melhorado constantemente no início de sua carreira, enquanto Jaden Hardy, escolhido na segunda rodada em 2022, terminou recentemente sua temporada de estreante, com média de 8,8 pontos em 48 jogos.
Como as discussões não avançaram, ambos os lados mantiveram suas escolhas iniciais. Os Mavericks selecionaram Carson Wallace com a 10ª escolha, mas depois o trocaram com o Oklahoma City Thunder por Dereck Lively II, que foi escolhido com a 12ª escolha pelo Thunder. Enquanto isso, com a 15ª escolha, os Hawks selecionaram Kobe Bufkin.
Embora a possível negociação entre o Hawks e o Mavericks tenha fracassado, as equipes continuarão a procurar maneiras alternativas de melhorar seus elencos durante o verão.