Autor: Monojit Mandal
Oscar Tshiebwe, ex-jogador de basquete do Kentucky que foi preterido no sorteio da NBA de 2023, assinou um contrato de duas vias com o Indiana Pacers, de acordo com Shams Charania, do The Athletic and Stadium. Apesar de ter sido preterido por clubes da NBA, o excelente desempenho de Tshiebwe como o Jogador Nacional do Ano, liderando o país em rebotes com uma média de 15,3 por jogo na temporada 2021-22, lhe rendeu notoriedade.
Tshiebwe foi uma escolha promissora, mas periférica, na segunda rodada da loteria durante seu período com os Wildcats, com média de 16,5 pontos e 13,7 rebotes por jogo. Tshiebwe, no entanto, não conseguiu retornar ao basquete universitário depois de entrar no sorteio da NBA, conforme observado por Ben Roberts do Yahoo News. Como resultado dessa escolha, ele se tornou o primeiro ganhador do Prêmio Naismith da história a não ser selecionado.
Apesar de suas grandes façanhas no basquete universitário, os grandalhões como Tshiebwe e Drew Timme, de Gonzaga, tiveram uma queda em sua seleção no sorteio da NBA. As equipes se preocuparam com a estatura de Tshiebwe, que mede 1,80 m, o que pode colocá-lo em desvantagem em relação aos jogadores mais altos da liga.
No entanto, Tshiebwe ainda tem a chance de realizar sua ambição de jogar na NBA. Além de seu elenco habitual de 15 jogadores, o Indiana Pacers tem a opção de contratar dois jogadores para contratos de duas vias. Esses jogadores poderão jogar no Fort Wayne Mad Ants, afiliado do Pacers na G-League, e também poderão participar de até 50 jogos do Pacers.
Os Pacers mantiveram contratos de duas vias com Kendall Brown, ex-jogador do Baylor, e com Gabe York, veterano da G-League, na temporada anterior. Brown participou de seis jogos em dezembro, enquanto York participou de três no final da temporada.
A capacidade de Tshiebwe de produzir durante o verão e a pré-temporada determinará se ele fará parte do elenco do Pacers. Tshiebwe pode conseguir uma vaga regular no time se impressionar a equipe técnica, dando assistência ao experiente pivô Myles Turner. Depois de uma excelente temporada na Summer League, Austin Reaves, do Los Angeles Lakers, passou de um contrato de duas vias para um contrato convencional em 2021.