Autor: Monojit Mandal
Lonzo Ball, o jogador do Chicago Bulls que perdeu toda a temporada 2022-23 da NBA devido a uma lesão no joelho, também não deve retornar na temporada seguinte, de acordo com Artras Karniovas, vice-presidente executivo de operações de basquete. Karniovas deu a notícia durante uma coletiva de imprensa após o sorteio da NBA, na quinta-feira.
Ball está afastado dos gramados desde janeiro de 2022, quando foi submetido a uma cirurgia para reparar uma ruptura do menisco. No entanto, o processo de reabilitação foi prejudicado por um desconforto prolongado, resultando em uma nova operação em março deste ano. Essa última operação o deixou de fora pelo resto da temporada.
A carreira de Ball foi prejudicada por lesões desde sua chegada a Chicago, apesar de ter sido anunciado como um dos jovens prospectos mais promissores da liga depois de ser selecionado como a segunda escolha geral no sorteio da NBA de 2017, pelo Los Angeles Lakers.
O jogador de 25 anos só participou de 35 jogos depois de ser negociado com o Bulls pelo New Orleans Pelicans antes da temporada de 2021. Apesar de ter recebido um contrato robusto de quatro anos e US$ 85 milhões, Ball não conseguiu corresponder às expectativas devido a problemas contínuos no joelho.
O futuro do ex-jogador da primeira equipe do All-Pac 12 de repente parece sombrio. Esta é sua terceira operação no joelho, sendo que Ball revelou certa vez que sofria de agonia ao subir escadas.
Em uma declaração após sua mais recente operação, Ball afirmou que seu principal objetivo é voltar a jogar e se reunir com seus companheiros de time. Ele reconheceu a natureza desafiadora de sua jornada de reabilitação, mas expressou fé no caminho que escolheu. Ball também agradeceu o apoio constante que recebeu de sua família, amigos, fãs e equipe médica durante sua recuperação e espera voltar ao esporte que mais ama.
Quando Ball estava ativo nos estágios iniciais da temporada 2021-22, o Bulls mostrou grande potencial como adversário da Conferência Leste. Eles chegaram até a alcançar o primeiro lugar antes de sua lesão retardar seu progresso.
Naquela temporada, Ball mostrou suas habilidades, com uma média de 13 pontos por jogo, 5,1 assistências e 5,4 rebotes. Notavelmente, ele acertou 42,3% dos arremessos de quadra e 42,3% dos arremessos de fora do arco, ambos os recordes da carreira.
O primeiro objetivo de Ball agora é apenas voltar às quadras, com a retomada de seu nível de desempenho anterior sendo uma preocupação secundária.
Lonzo Ball, que mede 1,80 m e pesa 90 kg, é um armador do Chicago Bulls na NBA. Ball, que nasceu em 27 de outubro de 1997, em Anaheim, Califórnia, foi jogador de basquete do UCLA Bruins.
O Los Angeles Lakers escolheu Ball como a segunda escolha geral no sorteio da NBA de 2017. Ele jogou com o Lakers por duas temporadas antes de ser transferido para o New Orleans Pelicans em 2019. Em seguida, foi transferido novamente em 2021, dessa vez para o Chicago Bulls.
Ball é conhecido por suas habilidades de passe, talentos defensivos e poder de rebote, todos incomuns para um armador. Embora ele tenha demonstrado uma capacidade de arremesso decente, seu arremesso de três pontos melhorou significativamente nas últimas temporadas.
Ball tem uma média de 12,1 pontos, 5,3 rebotes e 6,1 assistências por jogo em sua carreira na NBA. Ele também foi nomeado para o segundo time defensivo da NBA em uma ocasião.