Autor: Amrit Santlani
A janela de transferências nunca deixa de surpreender e, após semanas de especulação, alguns grandes movimentos devem ser concluídos, incluindo um carrossel na Premier League. A maior notícia chegou na noite de quinta-feira, quando o meio-campista do Manchester City e capitão do clube, Ilkay Gundogan, teria concordado em se juntar ao Barcelona em uma transferência gratuita.
A primeira contratação do City na era Pep Guardiola, o jogador de 32 anos teria acertado um contrato de dois anos com o Barça. O contrato do meio-campista alemão está previsto para expirar no final de junho e ele já conversou com o City e em breve assinará um contrato de sucesso com os catalães.
Na segunda-feira, Guardiola foi questionado sobre a saída de Gundogan do Manchester City, e o técnico respondeu: “Estamos interessados em renovar o contrato dele e [o Barcelona] também está interessado. Espero que ele fique conosco. Ainda estamos lutando para que ele fique conosco. Ele é um jogador que queremos que fique – e faremos tudo o que pudermos – mas sabemos que o Barça o quer.“
Os campeões da Premier League também podem perder Bernardo Silva, que tem sido fortemente ligado ao Paris Saint-Germain, e o meio-campista português de 28 anos também recebeu uma proposta lucrativa de um clube da Arábia Saudita.
Assim, dois dos pilares do City, que o ajudaram a conquistar o tricampeonato nesta temporada, estão prestes a sair, mas o clube não está tranquilo e agiu rapidamente para contratar Mateo Kovacic do Chelsea por uma taxa de 25 milhões de libras mais 5 milhões de libras em acréscimos.
Pode ser uma contratação astuta, pois o croata tem um estilo muito parecido com o de Gundogan, só que não marca tantos gols, mas traz criatividade ao meio-campo. Na quinta-feira, também foi noticiado que o City provavelmente fará uma forte oferta pelo meio-campista Declan Rice, do West Ham.
Atualmente, o Arsenal está liderando a corrida para contratar o inglês, embora seu clube de origem tenha recusado recentemente uma oferta de 90 milhões de libras do Arsenal, já que eles estão esperando por um valor maior. Qualquer possível acordo por Rice o tornaria a contratação recorde do clube do norte de Londres.
A equipe de Mikel Arteta está se aproximando de uma transferência de 65 milhões de libras para Kai Havertz, do Chelsea. O atacante alemão também estava no radar do Bayern de Munique, mas deu sinal verde para o Arsenal. Inicialmente, os dois clubes londrinos estavam separados em termos de avaliação, mas uma taxa foi acordada, e a transferência pode ser concluída antes do Arsenal partir para a Alemanha para iniciar sua pré-temporada no próximo mês.
Parece que Arteta está realmente planejando desafiar o City na próxima temporada, já que o time também está perto de acertar a transferência do zagueiro Jurrein Timber, do Ajax. O holandês também estava no radar do Manchester United, mas o Arsenal está bem posicionado para conseguir sua contratação.
Além disso, o Chelsea também teve uma janela de transferências frutífera até o momento. Depois de gastar quantias recordes sob o comando do novo proprietário Todd Boehly nas últimas duas janelas, os azuis conseguiram se livrar de muitos jogadores mortos, como N’Golo Kante, Eduard Mendy, Hakim Ziyech e Kalidou Koulibaly, que estão todos prontos para se juntar a clubes da Arábia Saudita.
Havertz está perto de se juntar ao Arsenal, enquanto jogadores como Callum Hudson-Odoi, Pierre-Emerick Aubameyang, Connor Gallagher e Ruben Loftus-Cheek devem deixar o Stamford Bridge neste verão.
Embora tenha sido uma janela relativamente tranquila até agora para o Manchester United, o Tottenham deve contratar o goleiro do Empoli, Guglielmo Vicario, em um negócio no valor de £ 16,4 milhões, depois que o Brentford tirou o preço do Spurs de uma negociação para David Raya, já que eles esperavam por £ 40 milhões.