Autor: Amrit Santlani
O técnico da AS Roma, José Mourinho, foi suspenso por quatro jogos pela UEFA por confrontar o árbitro Anthony Taylor após a derrota de sua equipe na final da Liga Europa.
Um vídeo do incidente se tornou viral, no qual Mourinho pode ser visto proferindo palavrões em Taylor no estacionamento após a final, que terminou em 1 a 1 e o Sevilla venceu o jogo em Budapeste nos pênaltis.
José, de 60 anos, foi punido com quatro jogos de suspensão por ter insultado e ofendido Taylor, que também foi confrontado por torcedores da Roma no aeroporto quando voltava para a Inglaterra.
E não é só isso: tanto a Roma quanto o Sevilha também foram punidos pela UEFA pelo comportamento de seus torcedores e jogadores. O clube italiano seria impedido pela entidade reguladora de vender ingressos para seus torcedores que viajam para o exterior por um jogo na próxima temporada e também recebeu uma multa de 55.000 euros depois que os torcedores da Roma foram acusados de acender fogos de artifício dentro do estádio.
O árbitro de 44 anos teve dificuldades para manter o controle do jogo e emitiu impressionantes 13 cartões amarelos para os jogadores, o maior número de advertências emitidas em uma partida da Liga Europa. Até sete jogadores da Roma foram punidos, o que foi um recorde na final.
Após a partida, José foi muito criticado por algumas das chamadas feitas por Taylor e, mais tarde, decidiu resolver o problema com as próprias mãos ao confrontar o inglês no estacionamento enquanto eles estavam saindo.
Mourinho chamou a atuação do árbitro na final de “desgraça” e chegou a xingar o juiz.
Paulo Dybala abriu o placar na final com um gol aos 35 minutos do segundo tempo, antes que um gol contra de Gianluca Mancini permitisse que o Sevilha, atual campeão da Liga Europa, voltasse à disputa, vencendo o jogo por 4 a 1 nos pênaltis.
O clube italiano terminou em sétimo lugar na Série A na recém-concluída temporada 2022-23 e, portanto, deve ficar de fora da Liga Europa.