Autor: Monojit Mandal
As preocupações e incertezas são muito familiares para Markquis Nowell. Nowell, que mede 1,75 m, foi alvo de ceticismo em relação à sua altura durante toda a sua vida, com muitos presumindo que isso prejudicaria seu futuro no basquete. Por causa dessa imagem, ele deixou passar uma grande chance na faculdade da Divisão I depois do ensino médio. À medida que o sorteio da NBA se aproxima, Nowell enfrenta os mesmos preconceitos, já que a maioria das previsões de sorteios simulados não o considera, devido ao seu tamanho.
No entanto, isso não é novidade para o jovem de 23 anos, natural do Harlem e ex-atleta do Kansas State. Nowell usa essas dúvidas como fogo, motivando-se a provar que os céticos estão errados. Em uma recente entrevista por telefone ao The Washington Post, ele declarou: “É outro capítulo do livro, outra história que tenho de escrever para chegar à NBA”. “Sou grato por poder mostrar minhas habilidades para os olheiros“.
Nowell sempre desafiou as expectativas durante sua carreira. Como atleta do ensino médio, ele teve sucesso na Bishop Loughlin, no Brooklyn, e na The Patrick School, em Nova Jersey. No segundo ano da Arkansas-Little Rock, ele marcou incríveis 17,2 pontos por jogo. Mais tarde, transferiu-se para o Kansas State, onde levou os Wildcats para a Elite Eight, dando um show diante da torcida local no Madison Square Garden, durante o Torneio da NCAA.
Apesar de seus sucessos na graduação, Nowell reconhece que o mundo do trabalho apresenta novos obstáculos. Essa percepção só fortaleceu sua determinação. No início de sua preparação para o draft, Nowell buscou inspiração em outros armadores da NBA. Ele conversou com lendas como Muggsy Bogues e Isiah Thomas, além de estrelas atuais como Jose Alvarado, Kemba Walker e Nate Robinson.
As conversas com essas pessoas importantes deram a Nowell confiança, informações e percepções que ele usará ao longo de sua carreira. Para manter a relevância dos jogadores mais baixos na NBA, ele aproveitou a oportunidade de criar laços com aqueles que o antecederam. Nowell está determinado a demonstrar que o talento de um jogador é definido por sua ética de trabalho e percepção no basquete, e não por sua estatura. Nowell está pronto para se mostrar mais uma vez, graças à ajuda de seu agente, Ron Shade, da Octagon.