Autor: Amrit Santlani
Portugal buscava manter intacta sua liderança no grupo J das eliminatórias da UEFA Euro 2024 ao viajar para a Islândia, que havia conseguido apenas uma vitória nos últimos três jogos. Foi uma ocasião memorável para o capitão português Cristiano Ronaldo, que disputou seu 200º jogo internacional, tornando-se o primeiro jogador a fazê-lo, e foi recompensado com um certificado do Guinness World Records por sua conquista.
Foi uma disputa apertada e Ronaldo marcou um gol dramático no final, seu 123º gol no futebol internacional, ajudando a equipe de Roberto Martinez a estender sua série de vitórias para quatro jogos nas rodadas de qualificação.
Os portugueses dominaram a partida desde o início e tiveram uma primeira chance de gol: Ruben Diaz teve sua tentativa de cabeceio defendida por Rúnar Alex Rúnarsson após um escanteio. O veterano zagueiro Pepe também teve uma cabeçada defendida pelo goleiro islandês em um escanteio subsequente. Victor Pálsson perdeu uma oportunidade gloriosa de abrir o placar para a sua equipe ao chutar por cima do travessão, depois de um cruzamento do capitão Jóhann Berg Guðmundsson.
Ronaldo chegou perto de marcar ao tentar converter um cruzamento de João Cancelo, mas o jogador de 38 anos estava impedido. No segundo tempo, Ronaldo foi flagrado novamente em impedimento, antes de Willum Þór Willumsson dar um chute que passou perto do gol.
Willumsson então recebeu sua ordem de marcha por ter recebido um cartão amarelo anteriormente, recebeu um segundo amarelo por um desafio precipitado e o árbitro não teve escolha a não ser mostrar o cartão vermelho.
Aos 88 minutos, o jogo finalmente se abriu quando Ronaldo bateu para o gol de perto após um cruzamento de cabeça de Gonçalo Inácio. Inicialmente, o gol foi anulado por impedimento, mas depois de uma longa verificação do VAR, o gol foi mantido, provocando comemorações selvagens quando Ronaldo fez seu famoso “SIIUU”, para frustração dos torcedores da casa.
Portugal conseguiu uma vitória apertada por 1 a 0, consolidando ainda mais sua liderança no Grupo J.