Autor: Monojit Mandal
O Phoenix Suns, em uma mudança inesperada de eventos, não deu a Deandre Ayton um contrato máximo antes dele se tornar um agente livre restrito no verão de 2022. Seu silêncio foi quebrado quando o Indiana Pacers ofereceu ao habilidoso jogador uma proposta de quatro anos e US$ 133 milhões.
O Phoenix finalmente decidiu igualar a oferta do Pacers, para alívio dos torcedores do Suns, garantindo o futuro de Ayton na franquia. No entanto, surgiram preocupações sobre o quanto a organização realmente o valorizava, pois esperou até que outra equipe fizesse uma grande jogada antes de fazer uma jogada substancial.
Durante os recentes campeonatos do Suns, o relacionamento de Ayton com o ex-técnico Monty Williams foi frequentemente questionado. Apesar de suas conquistas, a equipe ficou aquém do último obstáculo. No entanto, o Phoenix fez uma escolha inesperada neste verão, quando se separou de Williams e contratou Frank Vogel como seu novo técnico. Além disso, a organização organizou uma transação que resultou na formação de um incrível Big Three composto por Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal. Com as ambiciosas expectativas da equipe de vencer um campeonato da NBA, manter Ayton tornou-se fundamental.
Os Suns já estão preocupados com sua profundidade, e perder Ayton, que frequentemente faz duplos-duplos, teria agravado o problema. Embora Ayton nem sempre tenha correspondido às altas expectativas de ser uma escolha de primeira rodada, ele estabeleceu seu valor com uma média de 16,7 pontos, 10,4 rebotes e 1,0 bloqueio por jogo, em suas primeiras cinco temporadas. Se o Phoenix quiser ganhar um título, Ayton precisará liderar a quadra de frente e atingir seu potencial máximo.
A gerência executiva do Suns julgou claramente que o perigo de perder Ayton excedia os possíveis benefícios de obter Beal. O Phoenix sabe o valor de manter uma grande mercadoria como Ayton enquanto tenta alcançar o sucesso, especialmente com seus problemas atuais de profundidade. A prioridade da equipe é a glória do campeonato, e a presença de Ayton será fundamental para atingir esse objetivo.
Por fim, ao igualar a cara folha de ofertas para Deandre Ayton, o Phoenix Suns demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento de uma equipe de calibre de campeonato. O Suns está determinado a ir com tudo e perseguir seu sonho de ser campeão, com um novo técnico, Frank Vogel, e um poderoso Big Three com Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal.