Autor: Amrit Santlani
A Inglaterra e a França obtiveram vitórias cruciais para encerrar a temporada em alta, já que ambas as seleções continuaram sua caminhada nas eliminatórias da Eurocopa.
A Inglaterra recebeu a Macedônia do Norte na última rodada das eliminatórias para a Eurocopa, buscando continuar seu progresso para a competição do ano que vem no domingo. A Inglaterra recebeu seus adversários no estádio Old Trafford e a partida provou ser um grande confronto, já que os três gols de Bukayo Saka ajudaram a equipe de Gareth Southgate a conquistar uma incrível vitória por 7 a 0 em casa.
Depois de testar Stole Dimitrievski no início da partida, a Inglaterra abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo, quando o capitão Harry Kane acertou um chute à queima-roupa no cruzamento de Luke Shaw. Bukayo Saka então fez o gol com uma finalização enfática de um ângulo apertado, convertendo o cruzamento de Kyle Walker.
Dimitrievski fez uma defesa sublime para negar o gol de Marcus Rashford à queima-roupa, embora o jovem tenha marcado em um simples toque de mão pouco depois, após defender, de forma questionável, dos macedônios do norte.
No segundo tempo, as comportas se abriram e a situação só piorou para os visitantes. Depois de marcar um gol na trave, Saka acertou um belo chute na trave também, logo após o reinício do jogo, aproveitando um passe de Trent Alexander-Arnold.
Apenas cinco minutos no segundo tempo, Saka completou o hat-trick (três gols em uma mesma partida), mas a Inglaterra ainda não havia terminado. Depois de uma defesa frouxa, Kalvin Philips recebeu um rebote e, devidamente colocado no gol vazio, marcou o sexto gol.
John Stones foi impedido dentro da área, o árbitro deu um pênalti para a Inglaterra e Kane completou seus dois gols ao marcar o pênalti para fazer 7 a 0.
“Após a Copa do Mundo, chegamos a um ponto ideal em que há uma fome de ir mais longe do que temos ido e um desejo de avançar“, disse o técnico Southgate em sua entrevista coletiva após o jogo.
“Há confiança nas grandes noites em que estivemos envolvidos. É um bom lugar, mas temos de continuar nos esforçando“, acrescentou.
Pênalti de Kylian Mbappe ajuda a França a derrotar a obstinada Grécia por 1 a 0
A França recebeu a Grécia no Stade de France com o objetivo de encerrar uma temporada impressionante, e foram os Bleus que saíram vencedores do jogo por 1 a 0. Ambas as equipes haviam vencido seus jogos anteriores na partida de classificação do Grupo B, mas a equipe de Didier Deschamps provou ser forte demais para seus adversários.
O capitão da França, Kylian Mbappe, liderou o seu time desde o início, com uma corrida rápida pela esquerda que quase encontrou um companheiro de equipe, mas a Grécia cometeu uma falta que poupou a sua honra, quando Kostos Tsimikas foi ao chão.
Anastasios Bakasetas testou Mike Maignan de longa distância, mas seu chute não teve força nem convicção. Mbappe teve um pênalti muito bem marcado recusado depois de driblar vários defensores gregos e cair no chão, mas o árbitro não se convenceu.
Odysseas Vlachodimos fez uma defesa incrível em chute de Jules Kounde para manter sua equipe na disputa pouco antes do intervalo. Após o reinício, todo o bom trabalho dos visitantes foi desfeito após um chute selvagem de Konstantinos Mavropanos em Antoine Griezmann.
O francês ficou ensanguentado no chão, enquanto Mbappe se aproximou para cobrar o pênalti, que foi defendido por Vlachodimos, mas o árbitro pediu que a cobrança fosse repetida e, na segunda mordida da cereja, Kylian abriu o placar.
Petros Mantalos acertou um chute forte de fora da área, mas Maignan estava atento para manter a meta intacta.
Mavropanos atrapalhou Kolo Muani no final do jogo e, já com o cartão amarelo, recebeu ordem de expulsão; Griezmann mandou a cobrança de falta resultante por cima do travessão. A França também marcou o segundo gol em um contra-ataque impressionante, mas o corte de Mbappe foi forte demais para Ousmane Dembele.