Autor: Vishwajit Sawant
Em um marco notável para o Corinthians, todos os titulares da campanha vitoriosa no Brasileirão de 2015 já vestiram a icônica camisa amarela da seleção brasileira. Malcom, o mais recente reforço da equipe nacional, fez sua estreia durante a retumbante vitória do Brasil por 4 a 1 sobre a Guiné. A conquista consolida o legado da equipe campeã do Corinthians e ressalta seu talento e sucesso coletivo.
A equipe base que garantiu o título do Brasileirão em 2015 era composta por Cássio no gol, com Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos (posteriormente substituído por Arana/Uendel) formando a formidável linha defensiva. Ralf ancorou o meio-campo, apoiado por Jadson, Elias e Renato Augusto. Completavam o time titular Malcom e Vagner Love na frente de ataque. Vale destacar que Fábio Santos deixou a equipe no meio da temporada, abrindo espaço para que Arana se destacasse nas partidas decisivas.
Além dos onze citados, tanto Edu Dracena quanto Rodriguinho, reservas importantes durante a campanha do campeonato, também foram convocados para representar a seleção brasileira em várias fases de suas carreiras. Esse feito digno de nota foi revelado pelo jornalista Tomás Rosolino, do portal Meu Timão.
É um feito histórico para o Corinthians, pois nenhum outro time na memória recente viu todos os seus jogadores titulares serem convocados para a seleção nacional antes ou depois de conquistar o título brasileiro. A última equipe a atingir um marco semelhante foi o São Paulo, sob a orientação do técnico Telê Santana, que se sagrou campeão em 1991.
Olhando para além dos clubes brasileiros, três outros jogadores da equipe campeã do Corinthians em 2015 – Mendoza, Romero e Guerrero – também tiveram a oportunidade de representar suas respectivas seleções nacionais durante suas carreiras. O sucesso coletivo e o reconhecimento internacional do time campeão do Corinthians solidificaram ainda mais seu lugar na história como uma das equipes mais bem-sucedidas do Brasil.