Autor: Soorya G
As negociações entre o Barcelona e o Athletico Paranaense para a transferência do jovem atacante Vitor Roque estão progredindo positivamente, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. O Barça, em busca de um atacante reserva para Robert Lewandowski, voltou sua atenção para Roque, com o recém-nomeado diretor esportivo Deco liderando as discussões. Com apenas 18 anos de idade, Roque é considerado a melhor opção do clube, pois não só dá apoio a Lewandowski, mas também tem potencial para suceder o jogador polonês de 35 anos.
Relatórios recentes da Espanha indicam que o Barcelona chegou a um possível acordo com o Athletico Paranaense, avaliado em 45 milhões de euros, incluindo acréscimos. Embora fontes próximas às negociações não tenham confirmado os termos do acordo, elas expressam otimismo de que um acordo será finalizado durante a janela de transferências de verão.
No entanto, chegar a um acordo com o Athletico é apenas um aspecto do processo, já que os relatórios indicam que o Barcelona também precisa criar espaço salarial e aberturas no elenco antes de se comprometer com novas contratações. Devido às restrições financeiras da La Liga, o clube catalão só pode alocar 40% de qualquer receita de transferência ou capital economizado como resultado de saídas para a aquisição de novos jogadores. Consequentemente, eles precisam primeiro liberar espaço salarial suficiente ou gerar taxas de transferência dos membros do elenco que estão saindo antes de registrar novas contratações.
As restrições financeiras do Barcelona tiveram um papel importante na decisão de Lionel Messi de se juntar à Inter Miami, apesar do técnico Xavi Hernandez ter expressado o desejo de contratar o astro argentino. Messi reconheceu que não podia esperar que o Barcelona resolvesse seus problemas financeiros. Fontes revelam que o Barcelona também está pensando em se desfazer de algumas de suas opções de ataque antes de garantir outro atacante, já que Lewandowski, Ousmane Dembele, Raphinha, Ansu Fati e Ferran Torres atualmente competem por duas posições após a mudança de Xavi para um meio-campo com quatro jogadores.
Vitor Roque, que já jogou pela equipe principal do Brasil, é considerado um dos jovens talentos mais promissores da América do Sul. Iniciando sua carreira nas categorias de base do América Mineiro, Roque foi para o Cruzeiro em 2021, antes de se juntar ao Athletico Paranaense no ano seguinte em uma transferência de aproximadamente 4,5 milhões de euros. Ele já disputou mais de 50 partidas pela equipe brasileira da Série A, contribuindo com 16 gols e desempenhando um papel fundamental na jornada do time até a final da Copa Libertadores no ano passado e na vitória no Campeonato Paranaense deste ano.