Autor: Amrit Santlani
Bruno Fernandes abriu o caminho para Portugal, com o meia-atacante marcando dois gols e dando uma assistência para o gol de abertura de Bernardo Silva contra a Bósnia e Herzegovina. A unidade liderada por Cristiano Ronaldo recebeu Edin Dzeko e companhia no Estádio do SL Benfica, em Lisboa, na noite de sábado, buscando alcançar três vitórias em três jogos, sob o comando do novo técnico Roberto Martinez.
Os anfitriões conseguiram vencer facilmente por 3 a 0 e assumir a liderança do Grupo J nas eliminatórias da Eurocopa 2024. Apesar do placar, foram os bósnios que ameaçaram os portugueses no início do jogo.
O líder português, Ronaldo, colocou a bola no fundo da rede aos 22 minutos do primeiro tempo com uma cabeçada à queima-roupa, mas o jogador de 37 anos estava impedido e seu gol não foi considerado.
A tentativa de cruzamento de Adrian Leon Barišić quase foi parar no fundo do gol, mas Diogo Costa estava atento ao perigo e afastou com a palma da mão o chute. No final do jogo, seu oponente Edin Dzeko também esteve muito perto de abrir o placar, mas o capitão chutou por cima do gol.
A Bósnia foi punida por sua falta de finalização pouco depois, com Silva abrindo o placar aos 44 minutos. Ronaldo deu passe para Bruno e o meio-campista deixou Bernardo na cara do gol, e o jogador de 28 anos driblou o goleiro para marcar seu 11º gol pela seleção.
No segundo tempo, Bruno teve um chute bloqueado por Siniša Saničanin, mas marcou seu primeiro gol da noite aos 77 minutos. Ruben Neves fez um lançamento provocante para a área, e Fernandes mandou uma cabeçada de primeira para o fundo da rede.
Ronaldo poderia ter feito uma assistência ao dar um passe para Diogo Jota após um contra-ataque de Portugal, mas Ibrahim Šehić fez uma defesa maravilhosa. Pouco depois, Costa também fez uma defesa incrível para manter sua meta intacta.
Nos acréscimos, Fernandes marcou o terceiro gol com um chute de voleio que selou os três pontos para a equipe de Martinez.
Em outros jogos da sexta-feira, a Noruega foi derrotada pela Escócia por 2 a 1, a Islândia perdeu para a Eslováquia por 2 a 1, a Bélgica empatou com a Áustria em 1 a 1 e a Albânia venceu a Moldávia por 2 a 0.