Autor: Monojit Mandal
Após a demissão de Bob Myers, o Golden State Warriors anunciou a nomeação de Mike Dunleavy Jr., como seu novo gerente geral. Essa decisão surpreendente ocorre no momento em que o Warriors se prepara para o verão de 2023 e para o sorteio da NBA, com Dunleavy encarregado de ressuscitar o Warriors como candidato ao título.
De acordo com fontes, o Warriors recebeu pedidos de troca de alguns de seus jogadores de vários clubes. Com a aproximação do tão aguardado sorteio da NBA, fala-se muito que o Warriors pode tentar subir na ordem de sorteio de sua atual posição de número 19, talvez usando Jonathan-Kuminga como um ativo de troca. De acordo com a NBC Sports, novos relatórios indicam que o Warriors está pensando em fazer o caminho inverso, contemplando uma situação de troca de volta enquanto mantém Kuminga.
Se os Warriors decidirem fazer uma negociação durante o sorteio, Jonathan Kuminga será considerado uma de suas fichas de negociação mais desejáveis. Apesar do tempo mínimo de jogo nas duas últimas temporadas, Kuminga demonstrou ser muito promissor e ter um conjunto diversificado de habilidades, o que o torna uma possibilidade atraente para possíveis parceiros de troca.
Kuminga mostrou lampejos de seu brilhantismo na temporada anterior, com média de 9,9 pontos, 3,4 rebotes e 1,9 assistência por jogo. Sua porcentagem de gols de campo foi de 52,5%, a porcentagem de arremessos de três pontos foi de 37% e a porcentagem de lances livres foi de 65,2%. O jovem atacante participou de 67 jogos, incluindo 16 como titular, e teve uma média de pouco mais de 20 minutos por jogo. No entanto, à medida que os playoffs se aproximavam, a importância de Kuminga diminuiu drasticamente, e seu tempo de jogo caiu para 6,1 minutos por jogo. Embora manter Kuminga seja uma possibilidade, é evidente que ele se beneficiaria de uma posição mais definida na próxima temporada.
Jonathan Kuminga, nascido em 6 de outubro de 2002, em Goma, República Democrática do Congo, mede 1,80 m de altura e pesa 90 kg. Ele é um pivô da NBA do Golden-State-Warriors.
Kuminga, amplamente considerado um dos prospectos mais promissores da liga, decidiu abrir mão de sua elegibilidade para a faculdade e se juntar ao Ignite da NBA-G-League depois de ser nomeado um recruta cinco estrelas de consenso e o melhor pequeno atacante da classe de 2021.