Autor: Amrit Santlani
A Polônia recebeu a Alemanha no Estádio Nacional de Varsóvia na noite de sexta-feira, quando as duas potências europeias se encontraram para um amistoso internacional. A Alemanha, anfitriã da Eurocopa 2024, já tem vaga garantida na competição do ano que vem como país anfitrião e, por isso, jogou contra a Polônia enquanto o restante dos grandes jogadores europeus estava em ação nas eliminatórias europeias.
Jakub Kiwior ajudou a equipe polonesa a vencer os alemães por 1 a 0, apesar do time de Fernando Santos ter dado apenas um chute a gol e de os adversários terem dominado 67% da posse de bola.
Joshua Kimmich e companhia bombardearam o gol polonês com dez chutes, mas o gol de Kiwior, logo após o intervalo, provou ser a diferença entre as duas equipes.
Essa foi a última partida de Jakub Błaszczykowski pela seleção e ele foi o capitão em seu jogo de despedida. Robert Lewandowski teve uma visão de gol logo no início, mas seu chute foi para fora por pouco, antes da jogada ser anulada por impedimento. Thilo Kehrer então testou Wojciech Szczęsny com uma tentativa de longa distância, mas não conseguiu causar nenhum dano.
Kai Havertz obrigou o goleiro polonês a fazer mais uma defesa depois de chutar a 30 metros de distância, mas os alemães não conseguiram abrir o placar. No escanteio cobrado, Emre Can tentou dar um carrinho em um companheiro de equipe dentro da área polonesa, mas os poloneses sobreviveram ao ataque inicial.
Do outro lado, Kiwior cabeceou após um escanteio para abrir o placar aos 31 minutos, totalmente contra a corrente do jogo. Foi o primeiro gol internacional do zagueiro, que viria a ser memorável.
No segundo tempo, Robin Gosens testou Szczęsny, mas o goleiro de 33 anos fez outra defesa incrível. Os alemães continuaram pressionando a Polônia e Kimmich acertou o travessão, em uma tentativa de longa distância.
Os comandados de Hansi Flick continuaram em busca do gol de empate quando Havertz testou o goleiro polonês mais uma vez, mas ele se manteve firme. Szczęsny fez outra defesa magnífica para impedir o chute forte de Malick Thiaw
Em seguida, ele fez mais duas defesas de nível internacional, impedindo o gol de cabeça de Marius Wolf, antes de negar o gol de escanteio de Leon Goretzka, preservando a sua invencibilidade e ajudando a Polônia a conquistar uma vitória notável.