Autor: Amrit Santlani
A rodada de qualificação para o Campeonato Europeu da UEFA 2024 começou na sexta-feira com a terceira rodada apresentando alguns dos pesos pesados, como França, Inglaterra e Suíça. Embora ainda faltem sete rodadas para que os 24 participantes sejam finalizados, as potências tradicionais deram um bom exemplo de si mesmas, já que a França e a Inglaterra venceram seus adversários, enquanto a Suíça teve que trabalhar duro contra Andorra.
O capitão da França, Kylian Mbappe – que causou um grande frenesi no início da semana ao informar ao Paris Saint Germain que não deseja estender seu contrato para além de 2024, teve seu nome ao marcar um pênalti, enquanto Olivier Giroud abriu o placar. Um gol contra de Aymen Mouelhi resumiu os problemas de Gibraltar, que foi derrotado clinicamente pela equipe de Didier Deschamps.
Mais cedo na sexta-feira, a Inglaterra acertou quatro bolas na rede contra Malta, com Harry Kane e Callum Wilson marcando um gol de pênalti cada, além do acerto de Trent Alexander Arnold e Ferdinando Apap, que marcou um gol contra, dando início à goleada.
Kylian Mbappe deixa de lado as conversas sobre o PSG para se dedicar à França
Toda a conversa antes do jogo no Estádio Algarve, em Faro, Portugal, foi sobre a carta que Mbappe enviou ao PSG, causando um grande alvoroço. Alguns até questionaram o momento da mudança, pois ela poderia ter prejudicado os preparativos da França para as eliminatórias da Euro 2024, mas os campeões da Copa do Mundo de 2018 não mostraram tais sinais.
Os Bleus precisaram de apenas três minutos para abrir o placar, deixando bem claras as suas intenções: Giroud enterrou uma cabeçada de dentro da área de seis jardas na rede após um cruzamento de Kingsley Coman.
Coman chegou perto de marcar aos 14 minutos, mas Dayle Coleing fez uma defesa inteligente. Mbappe estava no centro da ação e encerrou um primeiro tempo brilhante, com um pênalti certeiro para dobrar a vantagem da França.
Pouco depois do reinício, Antoine Griezzman acertou a trave após um corte de Theo Hernandez, antes de Mbappe encerrar o jogo com um cruzamento que ele deu para Kolo Muani, mas Mouelhi se esticou e só conseguiu desviar a bola para o seu próprio gol.
A Inglaterra faz quatro gols contra a infeliz Malta
A Inglaterra enfrentou Malta no Estádio Nacional Ta’ Qali, buscando continuar seu ímpeto nas eliminatórias europeias. O capitão Harry Kane testou Henry Bonello após um escanteio inicial, mas o goleiro fez uma boa defesa. No ataque seguinte, os ingleses conseguiram abrir o placar: Alexander-Arnold deu um passe longo para Bukayo Saka, que tentou passar para Kane, mas Ferdinando inadvertidamente mandou a bola para o seu próprio gol.
Arnold, então, virou o próprio artilheiro, disparando um chute de 30 metros, deixando o goleiro de Malta sem chance, quando os Três Leões dobraram a vantagem. O lateral-direito do Liverpool recebeu permissão para atacar depois de ser escalado no meio-campo por Gareth Southgate, e a jogada acabou sendo uma aula de tática.
Declan Rice chegou perto de marcar ao tentar outro chute de fora da área, que foi defendido, mas Kane pegou o rebote antes de marcar um pênalti para a sua equipe.
O recordista de gols da Inglaterra cobrou o pênalti, marcando seu quinto gol consecutivo. No segundo tempo, Kane chutou para fora, perdendo uma chance fácil de fazer o quarto gol, antes de os Três Leões receberem o segundo pênalti da noite. Callum Wilson acertou no alvo para dar mais brilho ao placar.
Em outros jogos das eliminatórias na sexta-feira, a Suíça venceu Andorra por 2 a 1, a Ucrânia derrotou a Macedônia do Norte por 3 a 2, a Turquia venceu a Letônia por 3 a 2, a Grécia superou a Irlanda por 2 a 1, a Armênia conseguiu derrotar o País de Gales por 4 a 2 e a Dinamarca venceu a Irlanda do Norte por 1 a 0.