Autor: Monojit Mandal
A incrível jornada de Christian Braun nos últimos 14 meses foi nada menos que surpreendente. Braun deixou sua marca na história do basquete, desde a vitória do campeonato nacional de basquete masculino da NCAA com o Kansas Jayhawks, em uma reviravolta dramática, até ser escolhido pelo Denver-Nuggets e agora ajudar a equipe a conquistar seu primeiro título da NBA.
Braun, de 22 anos, foi fundamental no êxito do Jayhawks em 4 de abril de 2022, registrando um duplo-duplo e ajudando na maior vitória de virada da história do campeonato. Esse desempenho excepcional despertou o interesse do Denver Nuggets, que escolheu Braun com a 21ª escolha geral nos sorteios da NBA no final daquele verão.
Quase um ano depois, Braun foi fundamental para o triunfo do Nuggets no Jogo 3 contra o Miami Heat nas finais da NBA. Apesar de seus baixos números individuais de 5,8 pontos, 2,0 rebotes, 1,2 assistências e 1,0 roubos de bola em 81,6 minutos totais, os esforços de Braun foram essenciais para a vitória da equipe.
Notavelmente, a glória de Braun no campeonato com o Nuggets o elevou à categoria de um grupo exclusivo de jogadores da NBA. Ele se tornou apenas o sexto jogador na história da NBA a vencer os campeonatos da NBA e da NCAA na mesma temporada.
Para colocar a conquista de Braun em contexto, considere os outros jogadores que realizaram esse feito incomum. Bill Russell, que ganhou dois campeonatos consecutivos da NCAA com o San Francisco antes de entrar para o Boston-Celtics e ganhar 11 títulos da NBA ao longo de sua carreira, lidera a lista.
Henry-Bibby, que venceu três campeonatos da NCAA na UCLA, foi campeão da NBA com o New York Knicks. Outra lenda do basquete, Magic-Johnson, ganhou um campeonato da NCAA em Michigan-State antes de levar o Los Angeles-Lakers a 5 títulos da NBA. Por fim, Billy Thompson, que venceu um campeonato da NCAA em Louisville, juntou-se ao Lakers durante o campeonato.
Braun pode se alegrar por se juntar a essa seleta companhia de ícones do basquete enquanto se deleita com a glória de sua conquista. Sua trajetória desde a faculdade até os profissionais, culminando com um campeonato da NBA, é uma inspiração para jovens esportistas de todo o mundo. Christian Braun estabeleceu-se firmemente como uma estrela em ascensão no mundo do basquete, devido ao seu talento e motivação.