Autor: Soorya G
O brasileiro teve uma temporada fantástica na Europa, com 12 gols em outros tantos jogos.
A sensação brasileira do Real Madrid, Vinicius Jr., foi o único jogador da Seleção a fazer parte da Equipe da Temporada da Liga dos Campeões da UEFA. Em uma equipe combinada da Liga dos Campeões que, sem surpresa, incluiu a grande maioria dos jogadores dos dois times que participaram da final, o Manchester City e a gigante italiana Inter de Milão, Vinicius Jr. teve a companhia do goleiro belga Thiabut Courtois, do Real Madrid, que compôs o restante do time. Havia nove jogadores dos dois finalistas, incluindo sete do campeão Manchester City.
A equipe da Liga dos Campeões da UEFA optou por uma defesa de quatro homens à frente de Courtois, com Kyle Walker, Ruben Dias, Alessandro Bastoni e Gianluca Dimarco. O pivô de dois homens no meio-campo foi o esperado, já que a nova parceria de John Stones e Rodri inspirou uma nova escola de pensamento nesta temporada. O maestro Kevin de Bruyne foi escalado na posição de número dez, uma das escolhas mais simples do time.
Havia uma configuração de ataque em três frentes, em que Vinicius Jr. e Bernardo Silva foram escolhidos em cada lado do atacante norueguês Erling Haaland, que marcou 12 gols na Liga dos Campeões e 52 em todas as competições, quebrando recordes de gols na Premier League.
Quanto aos jogadores brasileiros na equipe, apenas Vinicius Jr. conseguiu uma vaga no time, o que é bastante raro. No entanto, a presença de Vinicius na equipe não pode ser contestada, considerando o tipo de impacto que ele teve nesta temporada. O brasileiro manteve a boa fase da última temporada, marcando sete gols e dando cinco assistências. O atacante também esteve em alta na fase de mata-mata da competição, marcando dois gols na vitória do Madrid sobre o Liverpool, seis vezes campeão. Vini também balançou as redes na semifinal contra o eventual campeão Manchester City, embora tenha perdido a partida.