Autor: Shreyas Sharma
A Seleção Brasileira Feminina de Basquete Sub-16 embarcou para a Copa América Feminina Sub-16, que será realizada em Yucatán, no México, de 13 a 19 de junho de 2023. A promissora equipe, comandada pelo técnico Dyego Maranini Cavalcanti, com Adriana Moisés Pinto Mafra e Luciana Thomazini de Araujo como assistentes técnicas, fará sua estreia contra o Canadá no dia 13 de junho, com transmissão ao vivo pela CBB TV no YouTube.
A equipe sub-16 do Brasil tem um rico histórico de sucesso em eventos da FIBA, com conquistas notáveis, incluindo o primeiro lugar no Campeonato Sul-Americano Sub-15 Feminino de 2014 e o segundo lugar no Campeonato Sub-16 Feminino da FIBA Américas de 2015. Sua colocação mais recente foi no Campeonato das Américas Feminino Sub-16 da FIBA de 2021, onde obteve uma classificação de 5-6.
O elenco da equipe é impressionante, com talentos promissores como Nicolly Eloizi Sanches da Silva e Micaela Duarte Cavalcanti, ambas com contribuições significativas em competições anteriores. Silva, nascida em 1º de setembro de 2007 e com 166 cm (5’5″), teve uma média de 3,4 pontos, 3,6 rebotes e 1,4 assistências em seu último evento. Cavalcanti, nascida em 5 de abril de 2008 e também com 164 cm de altura, teve um desempenho impressionante em seu último evento, com médias de 11,6 pontos, 5,2 rebotes e 6,2 assistências.
A Copa América Feminina Sub-16 seguirá um formato de fase de grupos com três partidas para classificação, levando às quartas de final que colocam equipes de grupos diferentes, umas contra as outras. As quatro melhores avançarão para as semifinais, com os vencedores passando para a rodada final. Esse prestigiado torneio serve como classificatório para a Copa do Mundo Sub-17 em 2024, tornando-o um evento importante para os times participantes.
A equipe brasileira está pronta para demonstrar suas proezas e deixar sua marca no cenário internacional. Com uma combinação de técnicos experientes e jovens talentos, o objetivo é garantir uma vaga na Copa do Mundo Sub-17 e dar continuidade à rica tradição de sucesso do Brasil no basquete feminino.
Atualizado: na primeira partida, o Brasil perdeu para o Canadá – 37:69.
Estatísticas: Ster Ubaka – 6pts e 7reb, Giovana – 7pts e 4reb, Nicolly Sanchez – 7pts.
O próximo adversário é a Argentina – a partida será na quarta-feira, às 18h, ao vivo no canal da CBB TV no YouTube.