Autor: Monojit Mandal
Heat 89 x 94 Nuggets
O Denver Nuggets ganhou seu primeiro campeonato da NBA ao derrotar o Miami Heat por 94 a 89, em uma partida dramática no Jogo 5. Os Nuggets, que haviam controlado a série, aproveitaram a chance de ganhar o título diante de sua encantada torcida, na Ball Arena de Denver.
Apesar do forte início do Heat, que liderava por dois pontos no final do primeiro quarto e ampliou sua vantagem para sete pontos no intervalo, o Nuggets produziu uma recuperação incrível no segundo tempo. Um terceiro quarto fantástico os ajudou a diminuir a distância, preparando o terreno para um quarto período emocionante, com o placar de 71 a 70, a favor do Denver.
O Nuggets assumiu o controle do jogo e parecia estar a caminho do triunfo. O resistente Miami Heat, por outro lado, lutou muito para permanecer no jogo e momentaneamente recuperou a liderança nos últimos minutos. Mesmo assim, o Nuggets manteve o autocontrole, enquanto o Miami teve dificuldades para converter arremessos importantes. Uma tentativa de três pontos do Heat no último segundo não deu certo, garantindo a vitória do Nuggets quando o tempo se esgotou, provocando uma explosão de alegria em toda a arena.
Nikola Jokic, o astro sérvio do Nuggets, liderou o ataque com um excelente desempenho, marcando 28 pontos. Jimmy Butler, do Miami Heat, por outro lado, quase virou a maré com 21 pontos, a maioria dos quais, no quarto período.
Jokic, que quase perdeu seu terceiro título consecutivo de Jogador Mais Valioso (MVP) nesta temporada, foi nomeado MVP das Finais da NBA depois de levar o Denver Nuggets a uma vitória decisiva no Jogo 5. Seu desempenho foi excepcional, pois ele terminou com 28 pontos, 16 rebotes e quatro assistências, desempenhando um papel fundamental na histórica conquista da franquia na NBA.
Durante uma entrevista pós-jogo com Lisa Salters, da ESPN, Jokic expressou sua alegria por ter se tornado campeão da NBA, dizendo: “É bom. Está ótimo. “O trabalho está concluído e agora podemos ir para casa.“
A impressionante vitória de Jokic no campeonato e o prêmio de MVP das finais elevaram seu perfil no mundo do basquete. As realizações estatísticas de Jokic nas finais, especialmente como pivô, o colocam na categoria de lenda, de acordo com Isiah Thomas, ex-jogador do Detroit Pistons. “Não sei se alguma vez houve uma corrida estatística nas finais da NBA como pivô como ele teve nessas categorias“, disse Thomas.
Depois de uma discussão acalorada sobre a disputa pelo prêmio de MVP da temporada regular entre Jokic, Joel Embiid e Giannis Antetokounmpo, Thomas enfatizou que é difícil discutir a posição de Jokic como o melhor jogador do mundo no momento. “Quando você é um campeão, isso é tudo o que importa“, acrescentou. Que ótimo momento para você, se puder dizer: ‘Sou o melhor do mundo’, mesmo que seja apenas por um dia ou um ano. Então, isso será registrado. E todos concordam com isso. Não há sentimento melhor”.
O sucesso de Jokic como MVP das Finais é significativo, já que ele é o jogador com o menor número de contratações (41º na segunda rodada em 2014) a ganhar o cobiçado título. Além disso, ele se junta a um clube exclusivo de jogadores internacionais que ganharam o prestigioso título de melhor jogador das Finais, incluindo Antetokounmpo, Dirk Nowitzki, Tony Parker, Tim Duncan e Hakeem Olajuwon.
Durante todo o torneio, Jokic se destacou, incluindo um desempenho impressionante de 53 pontos e 11 rebotes contra o Phoenix Suns na segunda rodada.