Autor: Monojit Mandal
O Houston Rockets deixou claro que a aquisição de James Harden, a estrela do Philadelphia 76ers, é seu principal objetivo na agência gratuita neste verão. Os Rockets acreditam que voltar a jogar com Harden é a melhor abordagem para ajudar seu núcleo jovem a florescer. Se os Rockets não conseguirem contratar Harden, eles identificaram dois outros guardas altamente competentes como possíveis alvos. De acordo com Marc-Stein, do NBA-Insider, uma alternativa é o armador Kyrie-Irving, estrela do Dallas Mavericks.
A disponibilidade de Irving fora de Dallas despertou um interesse mínimo, provavelmente devido à sua reputação de jogador difícil de gerenciar.
Os Mavericks adquiriram Irving antes do prazo final da negociação por meio da troca de vários ativos, portanto, eles têm um grande interesse em assinar novamente com ele, mesmo que seja apenas para mantê-lo como uma peça de troca valiosa. Se Harden decidir ficar na Filadélfia, o Mavericks poderá ter a concorrência de outros clubes pelos serviços de Irving.
Irving teve uma média de 27,0 pontos, 5,0 rebotes, 6,0 assistências, 1,3 roubos de bola e 2,9 bolas de 3 pontos por partida, enquanto arremessou 51,0% do campo em 20 jogos com o Dallas. Apesar de seu desempenho excepcional, o Mavericks ficou com 8-12 pontos nesse período, perdendo as finais e terminando em 11º lugar na Conferência Oeste.
Marc Stein publicou uma lista de possíveis alvos de agentes livres para o Houston-Rockets. Nomes notáveis incluem o armador Fred-VanVleet, destaque do Toronto-Raptors, e o ala Khris-Middleton, estrela do Milwaukee-Bucks. No entanto, parece que os Rockets buscarão jogadores experientes para reforçar sua equipe. Os Rockets, com um espaço estimado em mais de US$ 60 milhões, estão preparados para ser um dos clubes com maior flexibilidade financeira neste verão, independentemente de conseguirem ou não seus principais alvos.
Kyrie Irving é um jogador profissional de basquete dos Estados Unidos que atualmente joga pelo Dallas Mavericks na National Basketball Association. Ele tem em seu currículo sete escolhas para o All-Star da NBA, seis honras para o All-NBA e quatro prêmios para o All-NBA Third-Team. Ele também possui dois títulos da NBA, um com o Cleveland-Cavaliers em 2016 e outro com o Boston Celtics em 2020.
Irving nasceu de pai judeu e mãe negra em Melbourne, Austrália. Ele se mudou para os Estados Unidos quando tinha dois anos de idade e frequentou a St. Patrick’s School em Elizabeth, Nova Jersey, onde era um recruta muito procurado. Apesar de ter se comprometido a jogar basquete universitário na Duke University, ele optou por renunciar à faculdade e entrar na NBA, logo após terminar seu último ano.
Irving foi a primeira escolha geral no sorteio da NBA de 2011 pelo Cleveland Cavaliers. Durante sua temporada de estreia, ele rapidamente se estabeleceu como um dos melhores jogadores da liga, com média de 22,5 pontos, 5,2 rebotes e 3,7 assistências por jogo. Ele foi coroado o Novato do Ano da NBA depois de ter sido escolhido para o Primeiro Time de Novatos.
Irving levou os Cavaliers ao seu primeiro título da NBA em 2016. Ele foi nomeado MVP das Finais depois de ter uma média de 27,1 pontos, 4,4 rebotes e 4,7 assistências por partida durante as Finais. Irving deixou o Cavaliers para se juntar ao Celtics em 2017. Ele teve uma média de 24,4 pontos, 4,1 rebotes e 5,1 assistências por jogo em suas duas temporadas com o Celtics, ganhando honras de terceiro time da All-NBA em 2018. Irving assinou com o Brooklyn-Nets em 2019, onde jogou por duas temporadas, com média de 27,4 pontos por jogo.