Autor: Soorya G
A Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2023 na Argentina chegou a um final emocionante em 11 de junho, com Itália e Uruguai se enfrentando na final e Israel e Coreia do Sul disputando o terceiro lugar.
O torneio contou com 24 equipes de seis confederações, apresentando alguns dos melhores jovens talentos do futebol mundial. O Uruguai finalmente conseguiu interromper sua série de derrotas nas finais da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, ao vencer a Itália em um jogo surpreendente. Os sul-americanos venceram seus rivais com um gol aos 86 minutos do segundo tempo e se tornaram o 12º país a vencer o torneio e apenas a terceira equipe sul-americana, depois do Brasil e da Argentina. O Uruguai já havia chegado às finais em 1997 e 2013, mas perdeu os dois jogos.
Observe a defesa confiável dos uruguaios. Eles venceram seis das sete partidas sem sofrer gols. No grupo, o Iraque está 4 a 0 e a Tunísia está 1 a 0. Em 1/8 Gâmbia 1-0, em 1/4 EUA 2-0, em 1/2 Israel 1-0. E, finalmente, a Itália na final, 1 a 0.
Observe que apenas a Inglaterra conseguiu marcar (e vencer) a equipe sul-americana – 3 a 2.
Na final de domingo, nenhum dos timesconseguiu estabelecer o domínio logo no início, já que os dirigentes de ambas as equipes decidiram adotar uma abordagem um pouco mais defensiva, o que era de se esperar, considerando a magnitude do jogo. Cesare Casadei, que é o artilheiro do torneio, e Simone Pafundi, que também teve uma ótima campanha, não conseguiram produzir o brilho que tinham produzido até a final, o que significou que a abordagem defensiva do Uruguai valeu muito a pena.
Por outro lado, a abordagem do Uruguai não foi diferente, pois eles mantiveram a estratégia de contra-ataque que havia funcionado bem para eles. Eles aproveitaram uma dessas chances nos minutos finais, com Luciano Rodriguez marcando o gol decisivo para ajudar o Uruguai a levantar o troféu da Copa do Mundo Sub-20.
Na disputa pelo terceiro lugar, o estreante do torneio, Israel, conquistou o bronze, depois de vencer a Coréia do Sul. Os israelenses não demoraram a sair do zero, com Ray Binyamin marcando o primeiro gol nos primeiros 20 minutos. Os coreanos empataram rapidamente, com Seung Won Lee marcando mais um gol de pênalti. No entanto, durante o resto do jogo, parecia apenas uma questão de tempo até que Israel marcasse um gol, e foi exatamente isso que aconteceu, com Omer Senior e Anan Khalaili marcando no final do jogo para completar a vitória por 3 a 1 e garantir o terceiro lugar.