Autor: Monojit Mandal
Apesar de sua busca por uma vaga na Liga de Verão da NBA, Kai Sotto, o jovem jogador de basquete filipino que espera se tornar o primeiro filipino nascido no país na NBA, está empenhado em impulsionar a equipe nacional Gilas Pilipinas, na Copa do Mundo FIBA 2017.
Sotto declarou que, após o término de sua provável estadia na Liga de Verão nos Estados Unidos, ele planeja se concentrar na Copa do Mundo. Em sua busca por uma posição no elenco, o pivô de 1,80 m participou recentemente de minicampos organizados pelo Utah Jazz e pelo Dallas Mavericks, e está programado para visitar outro minicampo, organizado pelo New York Knicks.
De acordo com Sotto, a programação da Liga de Verão não coincidirá com suas obrigações na Copa do Mundo. “Acho que haverá tempo“, disse ele em uma entrevista à PlayItRight TV. A Liga de Verão não interferirá na Copa do Mundo em termos de programação“. A Liga de Verão de Las Vegas será realizada de 7 a 17 de julho, permitindo que Sotto participe do acampamento de treinamento da equipe nacional por mais de cinco semanas antes da Copa do Mundo, que será co-organizada pelas Filipinas, Japão e Indonésia e começará em 25 de agosto.
Sotto, por outro lado, deve perder o acampamento de treinamento do Gilas Pilipinas na Europa, onde a equipe jogará amistosos contra Finlândia, Estônia e Lituânia como parte de sua preparação. “Por enquanto, estou me concentrando nesses minicampos. Estou prestes a dar tudo de mim na Liga de Verão e dar o meu melhor para chegar à NBA“, acrescentou Sotto. “Depois da Liga de Verão, estou bastante concentrado na Copa do Mundo.”
Representar as Filipinas na extravagância global do basquete significa muito para Sotto. Ele entende a importância da chance como o jogador mais alto do grupo de 21 jogadores da Copa do Mundo do país. “Como jogador de basquete de 21 anos, acho que será a maior oportunidade, o maior desafio e o nível mais alto em que jogarei até agora na minha carreira“, disse Sotto. “Os melhores jogadores do mundo estarão lá.” Toda vez que penso nisso, fico arrepiado. Estou muito feliz.”
Embora Sotto pretenda fazer sua estreia na NBA na Liga de Verão, ele continua comprometido com sua equipe nacional e espera representar as Filipinas no cenário mundial na Copa do Mundo da FIBA.