Autor: Barkha Roy
Iga Swiatek, a atual número um do mundo no tênis feminino, garantiu sua vaga na próxima final para seu quarto título de Grand Slam e terceira vitória em Roland Garros. Ela conseguiu isso ao derrotar a 14ª cabeça-de-chave, Beatriz Haddad Maia, com um placar de 6-2, 7-6(7) na segunda semifinal do individual feminino, na quinta-feira.
Semelhante à sua notável conquista em 2020, quando surgiu como a número 54 do mundo e garantiu seu primeiro título de Grand Slam, Iga Swiatek continuou sua impressionante corrida no campeonato atual, sem perder um único set em seu caminho para a final. Neste sábado, ela enfrentará Karolina Muchova, outra jogadora não-cabeça de chave que demonstrou grande resiliência ao salvar um match point em uma virada emocionante que durou 3 horas e 13 minutos contra a número 2 do mundo, Aryna Sabalenka. Ela venceu essa partida por 7-6(5), 6-7(5), 7-5.
Karolina Muchova, que já fez parte do Top 20 e atualmente ocupa o 43º lugar no ranking, mostrou notável superação em sua recente partida. Apesar de estar perdendo por 5 a 2 no terceiro set e enfrentando um match point, Muchova se recusou a admitir a derrota. Em vez disso, ela conseguiu uma recuperação incrível, vencendo cinco jogos consecutivos e, por fim, garantindo a vitória.
Em uma repetição das quartas de final de Roland Garros do ano passado, Casper Ruud mais uma vez saiu vitorioso sobre o também escandinavo Holger Rune, em uma emocionante partida de quatro sets na quadra Philippe-Chatrier. Na noite de quarta-feira, o norueguês, quarto colocado no ranking, demonstrou seu domínio ao garantir uma vitória por 6-1, 6-2, 3-6 e 6-3 contra o adversário dinamarquês, mantendo assim vivas suas esperanças de chegar à final consecutiva do prestigioso Major de quadra de saibro.
Em uma notável demonstração de habilidade e trabalho em equipe, Miyu Kato e Tim Puetz uniram forças pela primeira vez em Roland Garros e desfrutaram de uma jornada de conto de fadas. Eles conquistaram o título de duplas mistas de forma emocionante, na quinta-feira. Depois de uma final muito disputada, a dupla nipo-alemã superou Bianca Andreescu e Michael Venus com um placar de 4-6, 6-4, 10-6, ganhando a prestigiosa coroa nesse torneio importante de quadra de saibro, depois de batalhar por uma hora e 35 minutos.