Autor: Soorya G
O Manchester City, aspirante ao tricampeonato, terá de vencer a Inter de Milão de Simone Inzaghi para entrar para a história, enquanto a Inter de Milão espera conquistar o quarto troféu da Liga dos Campeões da UEFA no domingo, no que promete ser um confronto emocionante entre dois times de ponta. O Manchester City está em seu melhor momento nesta temporada, chegando à vitória na Premier League, depois de estar oito pontos atrás dos líderes do campeonato na última rodada.
O City não só conseguiu subverter a liderança como também acabou vencendo por cinco pontos, garantindo seu quinto título da Premier League em seis anos. Mais recentemente, o City também levou a melhor sobre o rival local Manchester United na final da Copa da Inglaterra no Estádio de Wembley, graças ao veterano Ilkay Gundogan, que marcou dois gols para ajudar sua equipe a completar a segunda das três partidas a caminho de um triplo histórico.
O Manchester City chega à final com um ar de invencibilidade, tendo conquistado recentemente a Premier League e a FA Cup. Suas exibições dominantes ao longo da temporada lhe renderam a oportunidade de completar um triplo histórico, um feito alcançado pela última vez na Inglaterra em 1999. Foi o Manchester United que levou o triplo para casa em 1999, sob o comando do lendário Sir Alex Ferguson. Isso é exatamente o que Pep Guardiola gostaria de imitar em termos de resultado final, embora os meios para chegar ao objetivo sejam totalmente diferentes, considerando as filosofias de treinamento dos dois grandes técnicos.
O estilo de ataque fluido da equipe de Guardiola, combinado com sua organização defensiva resoluta, provou ser um pesadelo para os adversários durante toda a temporada. Guardiola mudou para uma formação no estilo 3-2-4-1 este ano, com Rodri e John Stones, formando um pivô no meio-campo. A dupla de zaga formada por Ilkay Gundogan e Kevin de Bruyne tem sido fundamental para o sucesso da equipe. Os dois meio-campistas tiveram campanhas estelares, com Kevin de Bruyne chegando perto de quebrar seu próprio recorde de assistências na Premier League, com 16 assistências na liga e 22 no total. Ele também marcou nove gols, enquanto Gundogan contribuiu com 17 gols, a maioria dos quais durante a feroz campanha do City rumo ao título no final da temporada, o que foi crucial.
Por outro lado, a jornada da Inter de Milão até a final foi marcada por resiliência e determinação. Apesar de uma campanha complicada na Série A, na qual terminou em terceiro lugar, os gigantes italianos superaram os contratempos domésticos para deixar sua marca no cenário europeu. Impulsionado por sua busca incessante pelo quarto título da Liga dos Campeões, o time da Inter de Milão incorpora uma mistura perfeita de experiência e exuberância juvenil. Jogadores como Henrikh Mkhitaryan, Samir Handanovic e Edin Dzeko mostraram sua classe, enquanto os jovens Alessandro Bastoni, Gianluca Dimarco e Nicolo Barella garantiram aos torcedores da Inter que o futuro está em boas mãos. Depois de uma temporada de sucessos e fracassos na liga este ano, Simone Inzaghi ficará feliz em encerrar a campanha em alta, conquistando o maior troféu do futebol europeu.
À medida que o apito inicial se aproxima, ambas as equipes se esforçarão para não deixar pedra sobre pedra em sua busca pela glória europeia. O prestígio e a importância do troféu da Liga dos Campeões serão o combustível de todos os seus movimentos, com o peso da história e as esperanças de suas torcidas apaixonadas repousando sobre seus ombros.
Notícias da equipe
Como não há muitos problemas de contusão em ambas as equipes, Inzaghi e Guardiola devem escalar times completos para o confronto épico.
Escalações esperadas:
Manchester City: Ederson; Ake, Dias, Walker; Rodri, Stones; De Bruyne, Gundogan, Silva, Grealish; Haaland;
Inter de Milão: Onana; Skriniar, Bastoni, Acerbi; Dumfries, Barella, Calhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Dzeko, Martinez;
Jogadores-chave
Kevin de Bruyne será o jogador mais importante para a equipe de Pep Guardiola, por motivos óbvios. Ele tem sido fantástico nesta temporada, como tem sido há muitos anos, dando 24 assistências, além de um punhado de gols. Ele apareceu no grande palco várias vezes nesta temporada e estará ansioso para adicionar uma Liga dos Campeões ao seu armário de troféus.
Henrikh Mkhitaryan será um jogador importante para a Inter na final. Ele traz uma grande experiência para a equipe e tem sido influente durante toda a temporada, com seis gols marcados no campeonato. Seu impacto vai além das estatísticas, e espera-se que o arménio orquestre o ataque da Inter na final.
Previsões:
Vitória do City
Os Cityzens têm sido quase invencíveis nesta temporada e espera-se que completem a tríplice coroa.
Gundogan para brilhar
O alemão tem se destacado no que parece ser sua última temporada no clube e, depois de uma atuação de destaque na Copa da Inglaterra, ele tentará manter o mesmo desempenho na Liga dos Campeões.
Barella vai se sair bem
O meio-campista italiano é uma das estrelas mais brilhantes da Itália e espera estar no topo de seu jogo no domingo.