Autor: Monojit Mandal
O armador do Miami Heat, Udonis Haslem, entrou para a história com apenas 29,8 segundos de jogo na devastadora derrota no Jogo 3 para o Denver Nuggets, nas finais da NBA. Haslem, que completa 43 anos de idade na sexta-feira, quebrou o recorde de jogador mais velho a participar de um jogo das finais da NBA, que antes pertencia ao astro do LA Lakers, Kareem Abdul-Jabbar. Haslem tinha 42 anos e 363 dias de idade quando o recorde foi quebrado, na quarta-feira.

Apesar de sua breve aparição, a conquista de Haslem é um tributo à sua extraordinária longevidade ao entrar em sua 20ª e última temporada. Infelizmente, seu tempo de jogo foi no final da derrota do Miami por 109 a 94, o que representou um sério revés para as esperanças de título dos Hurricanes.
O tempo limitado de Haslem em quadra nos últimos estágios de sua carreira contrasta com suas contribuições anteriores ao clube.

O veterano atacante jogou menos de 100 minutos no total em suas últimas seis temporadas, incluindo este ano. No entanto, a presença experiente e a liderança de Haslem não podem ser subestimadas. O ex-colega Gary Payton elogiou as contribuições de Haslem antes do Jogo 3 e elogiou seu efeito na equipe.
Haslem, conhecido por suas habilidades defensivas, determinação e características de liderança, tem sido um contribuinte vital para o sucesso do Heat ao longo dos anos. Sua paixão e seu estilo de jogo duro contribuíram para a mentalidade vencedora do Miami. O legado de Haslem será lembrado como um dos jogadores mais reverenciados da história da equipe. Ele será reconhecido como um dos melhores jogadores do Heat de todos os tempos.

No futuro, Haslem tem um potencial legítimo para encerrar sua carreira com outro torneio. Com o Heat agora a apenas três vitórias do campeonato, o veterano atacante pode acrescentar mais uma conquista à sua notável carreira, se o Miami vencer. Poucos poderiam prever a corrida do Heat para as finais, mas uma vitória seria um final apropriado para a incrível carreira de Haslem com a franquia.
Ele é bicampeão da NBA, tendo conquistado títulos com o Miami Heat, em 2006 e 2012. Haslem também foi nomeado dez vezes para a equipe All-Defensive Team da NBA.