Emerson Palmieri se tornou o primeiro jogador a vencer todas as cinco competições da UEFA no processo.
Autor: Soorya G
O West Ham, time da Premier League, saiu vitorioso da final da UEFA Europa Conference League contra a Fiorentina, clube da Série A. Os dois times se envolveram em uma partida incrivelmente intensa, em que a ação de ponta a ponta continuou durante toda a duração do jogo. Os dois times se enfrentaram em todos os aspectos durante a maior parte do jogo, até que uma sequência de jogadas entre o meia brasileiro Lucas Pacqueta e Jarrod Bowen resultou em um gol nos últimos momentos do jogo que seria o decisivo, com o West Ham levantando um troféu europeu pela primeira vez, em mais de 57 anos.
Foi também o primeiro grande troféu para o veterano técnico inglês David Moyes, que saboreou a glória europeia diante de vários torcedores do West Ham que viajaram para a República Tcheca para testemunhar o evento histórico. Entre o público estava também o pai de Moyes, de 87 anos, que esteve presente na maioria dos jogos do West Ham na Liga da Conferência, tanto em casa quanto fora.
A disputa começou de forma rápida, com os dois times tentando estabelecer seu domínio logo no início. Ambos os treinadores escalaram suas equipes completas habituais, com Lucas Pacqueta começando como armador atrás de Michail Antonio, Jarrod Bowen e do atacante argelino Said Benrahma. Os jogadores locais Tomas Soucek e Vladimir Coufal, que retornaram à Fortuna Arena, receberam uma recepção calorosa dos torcedores. Pela Fiorentina, o astro marroquino Sofyan Amrabat começou como pivô, com o veterano Giacomo Bonaventura jogando como camisa dez, enquanto Nicolas Gonzales, Luka Jovic e Christian Kouame compunham a linha de frente dos italianos.
Os dois treinadores entraram em campo talvez com a mesma intenção de marcar um gol logo no início e consolidar a liderança pelo resto do jogo. Isso ficou evidente no primeiro minuto de jogo, quando a Fiorentina se lançou ao ataque em grande número, antes de um contra-ataque do West Ham, quando o astro brasileiro Pacqueta alimentou Antonio, cujo chute de longe pouco incomodou Pietro Terraciano. Logo depois, Pacqueta e Bowen se juntaram para empurrar o West Ham para o ataque, encontrando Declan Rice no espaço.
O inglês disparou um chute da entrada da área, que passou rente à trave. O West Ham teve o controle do jogo durante todo o primeiro tempo, até que o ponta Gonzalez, da Fiorentina, conseguiu driblar vários defensores do West Ham e, em seguida, avançou em direção ao gol do West Ham, passando a bola para o seu pé esquerdo preferido e lançando um cruzamento ameaçador para Kouame, cuja cabeçada acertou a trave, antes de Jovic empurrar para dentro. O sérvio, no entanto, estava em posição ilegal no momento do cruzamento de Gonzalez, o que fez com que o gol fosse anulado.
No segundo tempo, um duelo dentro da área da Fiorentina resultou no manuseio da bola pelo capitão Biraghi, o que deu ao West Ham uma oportunidade de ouro de sair na frente com um pênalti. Benrahma se adiantou para cobrar o pênalti antes de Bowen e, com calma, mandou seu chute para a rede da Fiorentina, colocando seu time na frente. Os italianos, no entanto, não demoraram a reagir, e Gonzalez deu um passe para Bonaventura marcar um gol espetacular e se recuperar. Mas, como mencionado acima, o West Ham conseguiu a vitória antes do apito final.