Autor: Monojit Mandal
Nuggets 109 – 94 Heat
Em uma exibição extraordinária de talento e força, o Denver Nuggets derrotou o Miami Heat por 109 a 94 na noite de quarta-feira, estabelecendo uma vantagem de 2 a 1 nas finais da NBA. Nikola Jokic teve um desempenho admirável, gravando seu nome nos livros de história com uma impressionante linha de estatísticas de 32 pontos, 21 rebotes e 10 assistências. Jamal Murray, que também teve um triplo-duplo com 34 pontos, 10 rebotes e 10 assistências, juntou-se a ele no livro dos recordes.
O esforço surpreendente de Jokic nesse jogo fez com que ele se tornasse o primeiro jogador na história das finais da NBA a registrar um triplo-duplo com pelo menos 30 pontos, 20 rebotes e 10 assistências. Ele mostrou sua flexibilidade ao acertar 12 de 21 arremessos de quadra e bloquear duas tentativas. O Denver conseguiu se recuperar do revés anterior no Jogo 2 em seu próprio campo, graças a essa sensacional demonstração de brilhantismo.
O desempenho de Murray também foi digno de nota, pois ele liderou todos os artilheiros com 34 pontos, além de contribuir significativamente com rebotes e assistências. O Nuggets dominou o jogo, com Murray e Jokic liderando o brilho ofensivo da equipe. Christian Braun, que saiu do banco e marcou 15 pontos em um excelente aproveitamento de arremessos (7 de 8), contribuiu para o triunfo do Denver. Aaron Gordon também executou um papel importante para o Nuggets, com 11 pontos, 10 rebotes e cinco assistências.
Apesar de uma tentativa vigorosa, o Miami Heat não conseguiu superar o desempenho avassalador do Nuggets. Jimmy Butler liderou o Heat com 28 pontos, e Bam Adebayo teve um duplo-duplo de 22 pontos e 17 rebotes. No entanto, o Miami ficou atrás por até 21 pontos durante o jogo, dificultando a tarefa do time da casa.
Após o intervalo, o Nuggets assumiu o controle do jogo, marcando os primeiros seis pontos do segundo tempo, com uma cesta de Jokic e dois gols consecutivos de Gordon. O Denver agora lidera o jogo por 59 a 48. Apesar dos esforços do Miami para diminuir a diferença, o Nuggets se afastou com uma corrida de 21-11. A vantagem do Denver era de 78 a 62 depois do pulo de Kentavious Caldwell-Pope, e a bandeja e a enterrada forte de Braun fizeram o placar ficar em 82 a 63 quando faltavam 50,2 segundos para o fim do terceiro quarto.
Quando o jogo entrou no último período, o Heat conseguiu marcar os últimos cinco pontos, reduzindo a vantagem do Nuggets para 82 a 68. Bam Adebayo marcou dois lances livres no início do quarto período, reduzindo a margem para 12 pontos.
Nos próximos dias, o Jogo 4 das Finais da NBA será disputado em Miami, na noite de sexta-feira. Com o recorde de triplo-duplo de Jokic e a nova vantagem de jogar em casa, o Nuggets tentará aumentar sua vantagem na série.
Graças ao 10º triplo-duplo de Jokic na pós-temporada, o Nuggets recuperou a vantagem de jogar em casa. Notavelmente, o desempenho de 30-20-10 de Jokic foi o terceiro na história da pós-temporada da NBA, um feito anteriormente realizado pelos membros do Hall da Fama Wilt Chamberlain e Kareem Abdul-Jabbar.
O Nuggets demonstrou sua eficácia ofensiva ao arremessar 51,2% do campo. Seus arremessos de 3 pontos, por outro lado, não foram tão bem-sucedidos, pois converteram apenas 5 de 18 tentativas (27,8%). Apesar disso, o Denver controlou a batalha dos rebotes, superando o Heat em 58 a 33.
O Miami, por outro lado, teve dificuldades com seus arremessos, acertando apenas 37% de suas tentativas de gol de campo e 11 de 35 arremessos de fora do arco (31,4%). Caleb Martin marcou 10 pontos e liderou o Heat.