Autor: Amrit Santlani
O AC Milan, gigante da Série A, se separou de seu antigo ídolo Paolo Maldini, que estava atuando como diretor técnico do clube.
Maldini foi o famoso capitão do Milan em muitos títulos em sua época de jogador, mas o veterano foi demitido pelo clube recentemente. Tendo desempenhado um papel fundamental na conquista do primeiro título da Serie A do Milan em 2022 por mais de uma década, houve relatos de atrito entre a lenda do clube e o novo proprietário Gerry Cardinale.
A temporada 2022-23 do AC Milan terminou recentemente, quando o time ficou em quarto lugar e garantiu a vaga na Liga dos Campeões para a próxima etapa, embora tenha sido derrotado pela rival Inter de Milão na semifinal da UCL, por 3 a 0 no placar agregado.
O clube italiano emitiu um comunicado após a demissão de Maldini.
“O AC Milan anuncia que Paolo Maldini conclui seu papel no clube, a partir de 5 de junho de 2023. Agradecemos a ele por seus anos de serviço na função, contribuindo para o retorno à Liga dos Campeões e para a conquista do Scudetto em 2021-22. Suas funções diárias serão desempenhadas por uma equipe que trabalha em estreita integração com o gerente do time principal, reportando-se ao CEO“, diz o comunicado.
O zagueiro italiano, considerado um dos maiores da sua geração, supervisionou a chegada de muitos jogadores importantes que fazem parte da atual espinha dorsal do Milan, como Rafael Leão, Theo Hernandez, Fikayo Tomori e Olivier Giroud.
Tendo passado toda a sua carreira de jogador no Milan, Maldini conquistou 26 troféus com o clube, fazendo incríveis 901 partidas, ganhando sete títulos da Série A e cinco da Liga dos Campeões e da Copa da Europa.
Curiosamente, o pai de Maldini, Cesare, também foi um ídolo do clube, com 467 gols antes de ser técnico do Milan em duas passagens, enquanto seu filho, Daniel, também joga no gigante italiano, mas foi emprestado ao Spezia na última temporada.
O jogador de 54 anos teria se desentendido com Cardinale em relação às negociações de transferência do clube, já que Maldini insistiu que a equipe precisava de mais jogadores para competir com equipes como Inter e Napoli no próximo período.
A mudança foi um choque para muitos jogadores e torcedores, dada a popularidade da figura lendária na capital italiana.