Autor: Soorya G
O craque do futebol Zlatan Ibrahimovic se despediu do esporte depois de uma carreira ilustre de mais de 25 anos. O jogador de 42 anos decidiu não prorrogar seu contrato com o gigante italiano AC Milan e, após a decisão, optou por encerrar sua carreira. O sueco fez o anúncio no icônico San Siro, diante de uma torcida lotada, após o último jogo do Milan na Série A contra o Hellas Verona. O AC Milan marcou dois gols nos últimos sete minutos com a sensação portuguesa Rafael Leão, confirmando o rebaixamento do Verona na primeira divisão italiana. Após o apito final, Zlatan Ibrahimovic saiu para um aplauso estrondoso da torcida, que o saudou de pé. Embora o veterano não tenha feito o anúncio oficialmente, várias fontes confiáveis informaram sobre sua decisão.
Ibrahimovic discursou para a multidão de 80.000 pessoas anunciando sua decisão de pendurar as chuteiras após uma carreira de altos e baixos maravilhosos. Zlatan, emocionado, não conseguiu controlar as lágrimas, assim como vários de seus companheiros de equipe.
“Eu costumava ficar assustado quando os jornalistas me perguntavam sobre meu futuro, mas agora posso aceitar, estou pronto. Tenho feito isso durante toda a minha vida. O futebol me transformou em um homem. Ele me permitiu conhecer pessoas que, de outra forma, eu nunca teria conhecido. Viajei pelo mundo graças ao futebol. Tudo isso é graças ao futebol“. disse Ibrahimovic.
A carreira do lendário atacante se estendeu por quatro décadas, primeiro assinando com o Malmo FF no final dos anos 90, antes de se transferir para o gigante holandês Ajax em 2001. Ele venceu o Campeonato Holandês em cada uma de suas temporadas na Holanda antes de se transferir para a Juventus em 2004, onde conquistou dois títulos da Série A.
Em seguida, Ibrahimovic se transferiu para a Inter de Milão, onde ganhou mais três Scudettos, e depois foi para o gigante catalão Barcelona. Seu período na Catalunha não foi tão bom quanto ele gostaria, pois um desentendimento com Pep Guardiola o levou para o Milan, uma mudança controversa considerando sua associação anterior com a Inter. Zlatan jogou no Paris Saint-Germain, no Manchester United e no LA Galaxy antes de retornar ao Milan, para a última etapa de sua carreira.
Durante sua longa e brilhante carreira, Ibrahimovic se estabeleceu como uma lenda do esporte, marcando 551 gols no total, incluindo 62 pela Suécia. Ele tem 34 troféus em seu armário, um dos mais altos do esporte, mas, acima de tudo, seu legado permanecerá como um jogador inquestionavelmente brilhante, com um talento para o espetacular.