Autor: Soorya G
O Brasil, favorito antes do torneio, foi eliminado da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2023 de forma dramática pelo azarão Israel, deixando o torneio totalmente aberto, com vários países tendo agora uma chance realista de conquistar o prestigioso título. Em um jogo em que o Brasil liderou merecidamente por duas vezes, a defesa decepcionou a equipe, sendo pega de surpresa em mais de uma ocasião, o que levou à concessão de gols que poderiam ter sido evitados, resultando, por fim, na eliminação da Seleção Sub-20 do torneio. Os israelenses representaram um desafio muito maior do que o esperado para o confronto, atacando quando não tinham a posse da bola e avançando com ideias criativas quando estavam com ela, mantendo os grandes favoritos em alerta constante.
Os brasileiros, por sua vez, não conseguiram dominar o jogo como geralmente fazem e, sem os serviços de Robert Renan e Arthur, foram forçados a escalar dois jogadores de segunda escolha pela primeira vez no torneio em uma fase crucial, algo que acabou sendo sua ruína. Marcos Leonardo, artilheiro do Brasil e jogador que atraiu o interesse de clubes como o Manchester United, conseguiu abrir o placar no segundo tempo, concluindo com um belo chute de pé esquerdo uma bola penetrante vinda do flanco direito para dar ao Brasil a liderança.
No entanto, os israelenses se recusaram a recuar, apesar de estarem atrás no placar, na verdade, optaram pelo caminho agressivo, o que imediatamente deu resultado, pois a linha de defesa brasileira foi pega de surpresa, resultando em um cruzamento medíocre para Anan Khalaili, que mais uma vez marcou um gol crucial para o seu país. Israel conseguiu manter o placar até o final do tempo regulamentar, já que o jogo foi forçado a 30 minutos de prorrogação. O Brasil saiu na frente rapidamente, marcando um gol logo no primeiro minuto da prorrogação com Matheus Nascimento, 19 anos, atacante do Botafogo.
A resposta de Israel foi igualmente rápida, com Hamza Shibli marcando apenas um minuto após o gol de Nascimento para empatar novamente a partida. No entanto, o maior choque aconteceu nos últimos momentos da prorrogação, quando Dor Turgeman enganou a defesa brasileira e colocou sua equipe à frente, em um momento de euforia para o campo de Israel. A Seleção não conseguiu responder aos golpes rápidos de Israel e acabou sofrendo dois pênaltis no segundo tempo, um dos quais foi defendido por Kaique. Ahmad Salman se adiantou para cobrar o segundo pênalti, que foi para fora. Mesmo assim, Israel se manteve firme e conseguiu uma das vitórias mais surpreendentes do torneio, abrindo caminho para o restante da competição.
Enquanto isso, a Itália conseguiu superar um adversário difícil na Colômbia para avançar às semifinais do torneio e agora está de olho no troféu, que parecia uma proposta um pouco difícil no início do torneio. Cesare Casadei foi mais uma vez brilhante para os italianos, marcando um gol nos primeiros dez minutos de jogo. Tommaso Baldanzi marcou mais um para a Azzurra alguns minutos antes do intervalo, e Francesco Pio Esposito triplicou a vantagem italiana no segundo tempo. O astro colombiano Johan Torres despertou o temor de uma virada colombiana com um gol aos 49 minutos, mas os italianos conseguiram manter a vantagem.
Israel agora enfrentará o vencedor das quartas de final entre EUA e Uruguai, enquanto a Itália enfrentará Coreia do Sul ou Nigéria.