Autor: Amrit Santlani
O técnico do Leeds United, Sam Allardyce, deixou o clube depois de apenas quatro jogos no comando, pois não conseguiu ajudar o time a evitar a queda para a Championship. Depois de assumir o cargo de novo técnico em 4 de maio, Allardyce não teve muito tempo para conduzir o time rumo à segurança e só conseguiu três derrotas e um empate depois de substituir Javi Gracia, no início do mês passado.
O mandato de Big Sam em Elland Road durou menos de um mês, quando o Leeds foi rebaixado, após três anos de permanência na primeira divisão. O técnico de 68 anos agradeceu aos torcedores do clube pelo apoio, mas admitiu que não poderia se comprometer com um projeto de longo prazo, já que a tarefa imediata era a promoção de volta à elite.
“Foi uma honra dirigir o Leeds United, um grande clube com uma torcida incrível, que merece estar na Premier League. Nesta fase da minha carreira, não tenho certeza se posso me comprometer com esse desafio, que é potencialmente um projeto de longo prazo, mas desejo ao clube todo o sucesso no futuro e espero que o clube retorne à Premier League, onde pertence“, disse Allardyce.
Após a saída do renomado técnico, o Leeds United disse em um comunicado que anunciaria a chegada de seu próximo técnico em tempo integral no momento oportuno. Com sua passagem pelo Leeds, que durou 30 dias, Big Sam bateu o recorde de passagem mais curta da história da Premier League.
O Leed United já estava perigosamente perto do rebaixamento quando o novo técnico assumiu o cargo, e ele não pôde ajudar muito, já que a goleada de 4 a 1 sofrida para o Spurs selou o rebaixamento.
Allardyce foi o terceiro técnico permanente em uma temporada tumultuada para o Leeds, que começou sob o comando de Jesse Marsch. Depois de ajudar a equipe de Elland Road a se manter à tona da última vez, Marsch foi embora em fevereiro, e Gracia tirou temporariamente o clube da zona de rebaixamento antes de ser demitido após uma derrota, por 4 a 1 para o Bournemouth.
Então veio o grande homem que sofreu apenas o primeiro rebaixamento de sua carreira na última temporada com o West Brom e estava desempregado desde então, mas não conseguiu levar o Leeds à segurança.