Autor: Monojit Mandal
Julian Phillips, ex-jogador de basquete do Tennessee Volunteer, optou por permanecer no sorteio da NBA de 2023, contrariando as previsões e renunciando à oportunidade de se transferir para outro clube universitário. A declaração ocorreu no “dia da decisão” do basquete universitário e do sorteio da NBA, como muitos o rotularam.
Phillips, que havia colocado seu nome no portal de transferências, acabou decidindo seguir carreira na NBA. O habilidoso atleta prosperou no sistema do Tennessee Volunteers durante sua temporada com a equipe. O comprimento, a rapidez e a agressividade de Phillips eram evidentes tanto no perímetro quanto no poste. Suas habilidades defensivas lhe renderam respeito não apenas como um dos melhores defensores de sua equipe universitária, mas também como um dos melhores defensores da faculdade.
Embora se espere que Phillips se sobressaia como defensor na NBA e garanta uma vaga na rotação de uma equipe, especula-se que seu potencial poderia ter alcançado níveis ainda maiores, se ele tivesse retornado à faculdade e se transferido para outro programa.
Com 1,80 m de altura e um comprimento notável, Phillips teve a oportunidade de mostrar ainda mais suas habilidades ofensivas como um slasher, aumentando significativamente seu estoque de recrutamento para o ano seguinte. Com a nova classe de calouros amplamente considerada uma das mais fracas da história recente, Phillips teria sido muito procurado como jogador experiente, potencialmente elevando suas perspectivas de recrutamento.
Embora o Tennessee não fosse mais uma opção para Phillips, a perspectiva de entrar na janela de transferências e encontrar um programa que pagasse uma compensação NIL (Name, Image, and Likeness), que representa nome, imagem e semelhança significativa e um técnico de confiança para seu crescimento parecia perfeita. A idade e o status de astro de Phillips, por si só, já o tornariam um alvo atraente de transferência.
Ainda não se sabe em que posição Phillips será escolhido no sorteio, embora ele possa ir já na segunda rodada. Suas habilidades e experiência o tornam um ativo valioso que pode causar um efeito imediato em qualquer equipe que se juntar a ele. A escolha de Phillips marca o terceiro ano consecutivo em que o Tennessee Volunteers produziu um jogador único, demonstrando a capacidade do programa de recrutar jogadores de elite e prepará-los para os níveis profissionais.