Autor: Monojit Mandal
O comissário da NBA, Adam Silver, disse na quinta-feira que a possível punição contra o armador Ja Morant, do Memphis Grizzlies, por sua segunda ofensa de exibir uma pistola nas mídias sociais será revelada em breve. Silver, no entanto, não revelou as penalidades específicas, nem garantiu a disponibilidade de Morant para o início da nova temporada. Ele foi anteriormente suspenso pela NBA por oito jogos em março, depois de postar um vídeo no Instagram mostrando uma arma de fogo em um bar, no subúrbio de Denver. Morant também foi suspenso pelo Grizzlies no mês passado depois que outro vídeo veio à tona, mostrando-o segurando o que parecia ser um rifle.
A investigação em andamento da NBA, de acordo com Silver, revelou novos materiais. No entanto, para não ofuscar as finais da NBA, a liga concordou em adiar a divulgação das multas até o final da série.
A primeira suspensão de Morant lhe custou quase US$ 669.000 em salários perdidos. O segundo incidente foi documentado na conta do Instagram do colega de Morant, Davonte Pack. Na filmagem, Morant pode ser visto momentaneamente segurando o que parece ser uma arma, enquanto está sentado em um carro. 111 pessoas estavam assistindo à transmissão ao vivo no momento.
Em 2023, essa é pelo menos a terceira investigação da NBA sobre Morant e seu possível envolvimento com armas. O primeiro incidente ocorreu em 29 de janeiro em Memphis, quando Morant disse que Pack, a quem ele se referia como seu irmão, foi impedido de assistir aos jogos do Grizzlies em casa por um ano. Após um jogo contra o Indiana Pacers, muitos jogadores do Pacers observaram um ponto vermelho apontando para eles perto da doca de carga onde o ônibus do time estava estacionado, de acordo com relatos do The Indianapolis Star, USA Today e The Athletic.
De acordo com o The Athletic, um segurança do Pacers achou que o ponto vermelho estava preso a uma arma de fogo. A NBA verificou que indivíduos não identificados foram impedidos de entrar no local, mas não encontrou evidências de que alguém tenha sofrido abuso físico.
Silver expressou seu otimismo de que essa sequência de eventos resultará em um resultado benéfico para Morant.