Autor: Monojit Mandal
Monty Williams, ex-técnico do Phoenix Suns, supostamente concordou em se tornar o próximo técnico do Detroit Pistons. Williams se juntará ao Pistons apenas algumas semanas depois de ter sido demitido pelo Suns, de acordo com fontes citadas por Shams Charania e James L. Edwards III, do The Athletic.
Há rumores de que o Detroit Pistons está assumindo um compromisso substancial com Williams, oferecendo-lhe um contrato de seis anos e US$ 78,5 milhões. Quando as opções e incentivos da equipe são considerados, o contrato pode durar até oito anos e custar mais de US$ 100 milhões. Espera-se que esse contrato caro faça de Williams o técnico mais bem pago da NBA, posição que ele ocupará em breve, dependendo da conclusão do acordo nos próximos dias.
Esse é o terceiro cargo de Williams como técnico principal da NBA, tendo dirigido anteriormente o New Orleans Pelicans e o Phoenix Suns. Williams tem um recorde de 194-115 com o Suns e fez três aparições nos playoffs durante seu tempo com a equipe. Ele levou o Suns à sua primeira participação nas finais da NBA em 28 anos, em 2020-2021.
Apesar de seus sucessos, Williams foi dispensado pelo Suns depois de uma triste eliminação nos playoffs deste ano. O clube foi derrotado na segunda rodada em sua própria quadra pelos eventuais campeões da Conferência Oeste, o Denver Nuggets. O técnico de 51 anos agora está concentrado na reconstrução do fracassado clube Pistons.
O Detroit Pistons está fora dos playoffs desde 2019 e não vence um jogo de pós-temporada desde 2008. Após a demissão de Dwane Casey, depois de cinco anos como técnico principal, o clube ficou com 17 vitórias e 65 derrotas na temporada 2022-2023, sua quarta temporada consecutiva, com menos de 23 vitórias.
Williams assumirá o controle do Pistons com uma coleção de jovens jogadores intrigantes à sua disposição. Cade Cunningham, Jaden Ivey, Jalen Duren e James Wiseman estão entre os jogadores promissores que dão ao clube otimismo para o futuro. Além disso, os Pistons têm a quinta escolha geral no próximo sorteio da NBA de 2023, o que lhes dá a oportunidade de aumentar sua equipe.
Williams, natural de Oklahoma City, Oklahoma, oferece muito conhecimento para seu cargo atual. Antes de se tornar técnico, ele teve uma excelente carreira como jogador, em times como New York Knicks, Denver Nuggets e Orlando Magic.