Autor: Monojit Mandal
O principal pivô de Purdue, Zach Edey, optou por retirar seu nome do draft da NBA e retornar aos Boilermakers para mais uma temporada, em uma reviravolta inesperada. Edey, que se destacou como o jogador mais dominante do basquete universitário na última temporada, deu a notícia na quarta-feira, poucas horas antes do prazo final de inscrição.
Este é o segundo ano consecutivo em que o vencedor do prêmio de melhor jogador de basquete universitário masculino do ano opta por adiar suas aspirações profissionais e voltar a estudar. Oscar Tshiebwe, do Kentucky, tomou uma decisão semelhante no ano passado.
Edey, que mede 1,80 m e é canadense, foi nada menos que espetacular em quadra na última temporada. Ele teve uma média de 22,9 pontos e 12,9 rebotes por jogo, enquanto arremessava incríveis 60,7% do campo. Com esses números, ele ficou em sexto lugar em pontuação, segundo em rebotes e 21º em porcentagem de gols de campo. Edey também mostrou suas habilidades defensivas com uma média de mais de dois arremessos bloqueados por jogo. Notavelmente, ele marcou pelo menos 30 pontos em oito jogos consecutivos, incluindo uma notável exibição de 38 pontos e 13 rebotes contra o Michigan State no final de janeiro. Edey demonstrou consistência ao marcar dois dígitos em todos os jogos da temporada e registrar 28 duplos-duplos.
Edey, que chegou a Purdue como um prospecto não classificado, teve um desenvolvimento incrível durante seus três anos, sob a direção do técnico Matt Painter. Apesar de seu excelente desempenho e honras na faculdade, as chances de Edey na seleção da NBA não eram tão boas. De acordo com a classificação da ESPN no draft da NBA de 2023, ele está em 47º lugar no geral e em quarto lugar entre os centrais.
Com o retorno de Edey, Purdue é considerada uma forte candidata a uma classificação entre as cinco melhores na pré-temporada. A equipe, que foi classificada em primeiro lugar nas pesquisas em alguns momentos da última fase, ganhou os títulos da temporada regular da Big Ten e do torneio da conferência. Apesar dessas conquistas, sua participação no torneio da NCAA foi interrompida por uma surpreendente derrota na primeira rodada para a Fairleigh Dickinson, que tinha 16 anos.
O técnico Painter e os torcedores do Boilermaker têm todos os motivos para ficarem entusiasmados com a próxima temporada, pois os cinco titulares retornarão. A escolha de Edey de não participar do draft da NBA e continuar seu crescimento em Purdue fortalece as chances da equipe de ter um período forte no próximo ano.