Autor: Barkha Roy
Novak Djokovic derrotou confortavelmente Aleksandar Kovacevic com um placar de 6-3, 6-2 e 7-6 em sets consecutivos, garantindo sua classificação para a próxima rodada. Beatriz Haddad Maia, do Brasil, superou rapidamente Tatjana Maria, semifinalista de Wimbledon no ano passado, em uma partida rápida de 64 minutos, vencendo com um placar de 6-0 e 6-1. Como resultado, Haddad Maia garantiu uma vaga na segunda rodada de Roland Garros, pelo segundo ano consecutivo.
Embora o americano tenha se recuperado no terceiro set, recuperando-se de 3 a 5 para forçar um tie-break, Djokovic permaneceu firme e acabou saindo vitorioso na primeira rodada. Durante toda a partida, Djokovic aproveitou cinco dos 12 pontos de quebra e fez 41 winners, em comparação com os 25 de Kovacevic.
Apesar de uma queda atípica no desempenho durante o terceiro set, Djokovic, atualmente em terceiro lugar no ranking mundial, manteve um nível consistentemente alto, durante toda a vitória. Ele demonstrou golpes de fundo certeiros de ambos os lados e venceu de forma impressionante; 82% (37/45) dos pontos com seu primeiro saque. Na próxima segunda rodada em Roland Garros, Djokovic enfrentará o desafio de Marton Fucsovics, o 83º colocado, no ranking mundial.
O espírito competitivo de Stan Wawrinka brilhou intensamente na segunda-feira em Roland Garros. O ex-campeão, que conquistou o título em 2015, conseguiu escapar por pouco de uma possível eliminação precoce na primeira rodada do torneio de quadra de saibro. Ele lutou muito contra Albert Ramos-Vinolas, da Espanha, e saiu vitorioso com um placar difícil de 7-6(5), 6-4, 6-7(2), 1-6, 6-4.
Em outra partida exaustiva de cinco sets, Dominic Thiem foi derrotado por Pedro Cachin, que saiu vitorioso com um placar de 6-3, 6-2, 6-7(1), 4-6, 6-2, contra o duas vezes finalista. Thiem, de 28 anos, agora tem como meta chegar à terceira rodada do torneio de quadra de saibro, um feito que ele ainda não alcançou nesse importante torneio. Seu próximo adversário será Borna Coric, o croata 15º colocado, que garantiu a vitória contra Federico Coria, um conterrâneo de Cachin, com um placar de 7-6(3), 6-7(5), 6-3, 6-3.
Carlos Alcaraz mostrou sua impressionante velocidade e habilidade ao derrotar rapidamente Flavio Cobolli com um placar de 6-0, 6-2, 7-5, avançando para a segunda rodada. Em sua busca contínua pela vitória, o próximo desafio de Alcaraz será contra Taro Daniel, um jogador japonês que garantiu sua própria vitória ao derrotar Christopher O’Connell, da Austrália, com um placar de 6-0, 6-2 e 6-4.
No individual feminino, Haddad Maia dominou o primeiro set com uma vantagem de 5 a 0, embora tenha precisado de seis set points e um jogo de 12 minutos para finalmente fechar o primeiro set. No segundo set, ela enfrentou sua primeira quebra de saque do dia com 5 a 0, mas se recuperou rapidamente, quebrando de volta e garantindo a vitória.
Haddad Maia enfrentará Diana Shnaider pela primeira vez. Shnaider, uma jogadora de 19 anos classificada em 108º lugar, terminou recentemente seu primeiro ano na North Carolina State. Ela conquistou sua vaga na próxima rodada ao derrotar Rebecca Marino, com um placar de 6-3, 7-5.