Autor: Monojit Mandal
A emocionante vitória do Boston Celtics contra o Miami Heat no Jogo 6 teve sua parcela de críticas. A NBA deu um passo à frente para defender a maneira como os árbitros lidaram com a última jogada ofensiva do Heat, afirmando que as decisões foram justas.
A NBA chegou à conclusão de que todas as chamadas estavam corretas na jogada em que Jimmy Butler sofreu falta de Al Horford, enquanto tentava fazer um arremesso nos segundos finais da disputa apertada de sábado, em seu relatório Last Two Minute.
Horford, de fato, cometeu falta em Butler atrás da linha de 3 pontos, de acordo com o relatório, que o Celtics apelou sem sucesso. Butler perdeu brevemente o controle da bola antes de sofrer a falta, mas rapidamente a recuperou, provando que os árbitros estavam corretos ao não marcá-lo por um drible duplo.
Com relação à provável situação de drible duplo envolvendo Butler, a análise da liga concluiu: “Butler (MIA) perde a bola fora de seu controle quando termina seu drible, depois a recupera e tenta legalmente um field goal”.
O mais importante é que o estudo constatou que a falta ocorreu com apenas três segundos restantes no relógio. Inicialmente, havia apenas 2,1 segundos restantes quando a falta foi marcada, mas os árbitros optaram por adicionar 0,9 segundos quando o Celtics contestou a decisão.
Derrick White tinha apenas 0,1 segundo quando a bola saiu de sua mão para um putback potencialmente vencedor do jogo, portanto, o tempo extra foi crucial para o Celtics, pois impediu que ele tivesse tempo de fazer o putback.
A mídia social explodiu em raiva quando o acréscimo de tempo foi a favor do Celtics, com algumas pessoas imaginando que os árbitros poderiam ter perdido o jogo para o Heat. No entanto, esse não foi o caso.
O Heat lucrou com as duas únicas chamadas perdidas da partida, de acordo com o Relatório dos Últimos Dois Minutos da NBA. A investigação descobriu que, durante o lance livre perdido por Jaylen Brown faltando pouco mais de um minuto para o fim do jogo, Caleb Martin deveria ter sido chamado por violação de pista. A investigação também chegou à conclusão de que Gabe Vincent deveria ter sido chamado por uma falta de arremesso em Jayson Tatum, quando faltavam 33,5 segundos e o Celtics tinha uma pequena vantagem de 101 a 100.