Autor: Soorya G
A composição da Premier League e da Championship para a temporada 2023/24 foi confirmada no último dia de ação do futebol, na Inglaterra. Os ex-campeões da Premier League, Leicester City e Leeds United, foram rebaixados, juntando-se ao Southampton, que também jogará na Championship, pelo menos na próxima temporada. O Leicester, que foi sensacional na Premier League nas últimas fases, começando com a conquista do título em 2015/16, ficará desanimado com o rebaixamento, assim como o Leeds United, que em várias ocasiões demonstrou sua capacidade de jogar um futebol maravilhoso. O Southampton, por outro lado, cujo rebaixamento foi confirmado há algumas semanas, mais ou menos se conformou com seu destino, após a demissão de Ralph Hassenhuttl. Em seus lugares, Burnley, Sheffield United e Luton Town subirão da Championship.
O Burnley, que voltou à primeira divisão inglesa depois de apenas um ano no Campeonato Inglês, conquistou a vitória sob o comando de Vincent Kompany, grande jogador do Manchester City. A equipe conseguiu uma temporada de 101 pontos, vencendo o campeonato, por dez pontos. É interessante notar que o ex-técnico do Burnley, Sean Dyche, que assumiu o cargo no Everton no lugar de Frank Lampard, também conseguiu sobreviver. Dyche já havia sido promovido três vezes com o Burnley em um mandato bastante bem-sucedido. Os Clarets serão um adversário difícil e podem surpreender na próxima temporada.
O Sheffield United retornará após uma pausa de duas temporadas na primeira divisão do futebol. Os Blades foram rebaixados em 2020/21, mas conseguiram se reerguer com um núcleo semelhante de jogadores, incluindo Ollie McBurnie e Sander Berge. Sua defesa foi reforçada pela presença de Anel Ahmedhodzic, que surgiu como um dos melhores zagueiros do campeonato. A vitória sobre o West Brom, que também foi rebaixado com eles em 2020/21, garantiu sua presença na Premier League para a próxima temporada.
A campanha do Luton Town foi empolgante, pois o time não conseguiu se classificar diretamente. A equipe participou dos playoffs, onde levou a melhor sobre o Sunderland e, em seguida, enfrentou o Coventry City na final. Foi um jogo de ida e volta, em que o Luton saiu na frente no início, mas o Coventry empatou e levou a disputa para os pênaltis. O Luton conseguiu manter a calma e venceu por 6 a 5, confirmando sua primeira participação na primeira divisão inglesa, na era da Premier League. Também é digno de nota o fato de que o Luton estava na quinta divisão do futebol inglês há pouco tempo.