Autor – Amrit Santlani
A última rodada da Premier League aconteceu no domingo. O Manchester City pode ter vencido o campeonato, mas havia muito o que lutar em termos de vaga na Liga da Conferência da UEFA, com Aston Villa, Tottenham e Brentford na disputa. O Southampton já havia sido rebaixado, mas o Leicester City, o Leeds United e o Everton estavam envolvidos em uma corrida obstinada, para evitar o rebaixamento na última rodada.
Como quis o destino, o Aston Villa conquistou a vaga na UECL após a vitória por 2 a 1 sobre o Brighton, que garantiu a passagem para a fase de grupos da Liga Europa apesar da derrota. O Villa terminou a temporada em sétimo lugar, apenas um ponto atrás do Brighton, que terminou a campanha em sexto lugar.
O Brentford derrotou o recém-coroado campeão Manchester City por 1 a 0, tornando-se o primeiro time a vencer o time de Pep Guardiola nesta temporada, depois de ter vencido o jogo anterior por 2 a 1, mas não foi o suficiente para realizar sua ambição europeia, já que o time de Thomas Frank terminou a campanha em 9º lugar, com 59 pontos.
O Tottenham, por sua vez, registrou uma vitória esmagadora de 4 a 1 sobre o Leeds United, embora não tenha sido suficiente para o Spurs conquistar uma vaga na UECL, já que ficou de fora por um único ponto, terminando a temporada com 60 pontos.
No entanto, a derrota confirmou o rebaixamento do Leeds para a League One, ao lado do Leicester City, que derrotou o West Ham United por 2 a 1, mas só chegou a 34 pontos. O Everton conseguiu uma grande virada ao derrotar o Bournemouth por 1 a 0, chegando a 36 pontos e prolongando sua permanência na primeira divisão.
Aston Villa garante vaga na Liga Europa Conference; Spurs e Brentford ficam de fora
Apesar de terem vencido seus respectivos jogos na 38ª rodada da Premier League, o Spurs e o Brentford perderam suas ambições europeias, já que o Aston Villa de Unai Emery garantiu a Europa Conference, após uma vitória por 2 a 1, sobre o Brighton.
O meio-campista brasileiro Douglas Luiz abriu o placar aos 8 minutos e Ollie Watkins dobrou a vantagem para a equipe de Emery. Deniz Undav descontou para a sua equipe aos 38 minutos, mas nenhum dos dois times conseguiu incomodar os marcadores depois disso e a partida terminou em 2 a 1. A vitória ajudou o Villa a saltar para o 7º lugar com 61 pontos, um ponto à frente do Spurs.
A equipe de Ryan Mason encerrou uma campanha tumultuada em alta, ao marcar quatro gols contra o desafortunado Leeds United. Harry Kane marcou dois gols, enquanto Pedro Porro e Lucas Moura também balançaram as redes. O lateral brasileiro Moura está prestes a deixar o clube e marcou em sua última partida pela equipe, enquanto seu conterrâneo Richarlison saiu do banco, mas perdeu duas boas chances de marcar, enquanto Emerson jogou bem durante os noventa minutos.
Leeds United e Leicester City são derrotados sem nenhum problema
Jack Harrison marcou um gol de consolação para o Leeds na derrota por 4 a 1 para o Spurs, que selou sua queda para a segunda divisão. A equipe de Sam Allardyce terminou a campanha com apenas 31 pontos em 38 jogos, ficando em segundo lugar. Acima deles, o Leicester City, o grande animador da Premier League, que viveu um conto de fadas há apenas sete temporadas, também sofreu a queda.
Os Foxes derrotaram o West Ham por 2 a 1, com Harvey Barnes e Wout Faes marcando os dois gols, antes de Pablo Fornals descontar para os Hammers. Eles precisavam que o Everton perdesse pontos, mas a vitória dos Tofees sobre o Bournemouth fez com que o Leicester perdesse a segurança, por apenas dois pontos.
Enquanto isso, o Southampton, já rebaixado, conseguiu um surpreendente empate, em 4 a 4 com o Liverpool. Kamaldeen Sulemana marcou dois gols para os Saints, com James Ward-Prowse e Adam Armstrong também marcando.