Autor: Soorya G
Dois dos times mais impressionantes da temporada levarão suas equipes para o confronto de cúpula da Liga Europa, logo após o encerramento da maioria dos campeonatos da primeira divisão da Europa, no fim de semana. O lendário técnico José Mourinho, que ressuscitou uma equipe da Roma que estava em dificuldades, tentará levantar seu segundo troféu europeu em poucos anos, depois de ter levado sua equipe à glória na edição inaugural da Liga da Conferência Europa da UEFA no ano passado. Com isso, Mourinho se tornou o único técnico a conquistar as três copas europeias ao longo de sua carreira, tendo vencido a Liga dos Campeões duas vezes com o Porto e a Inter de Milão e a Liga Europa, com o Manchester United.
Mesmo que se considere apenas sua impressionante coleção de troféus, Mourinho é definitivamente um dos maiores técnicos que o futebol já viu. O que torna o português ainda mais “especial” é o fato de ele ter tido uma longevidade incrível, vencendo finais europeias em três décadas diferentes. Ele estará ansioso para aumentar sua sala de troféus, que já está transbordando, no dia 1º de junho, quando a Roma enfrentará o poderoso Sevilla, vencedor da Liga Europa.
Por outro lado, o Sevilla, titã espanhol, tentará aumentar seu domínio na Liga Europa com seu sétimo título. Os espanhóis já haviam conquistado o título em 2019/20, vencendo a Inter na final, depois de três vitórias entre 2013/14 e 2015/16. Apesar de sua forma instável na La Liga, onde ficou firmemente alojado nos pontos de rebaixamento por uma parte significativa da temporada, o Atlético de Madrid teve uma campanha sem brilho na Liga Europa, depois de sair da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Sevilla conseguiu eliminar o Fenerbahçe, antes de derrotar o favorito ao título, o Manchester United, nas quartas de final, e depois superou a Juventus de Massimilano Allegri, nas semifinais.
A Roma também não teve um caminho fácil até a final, já que primeiro levou a melhor sobre a Real Sociedad, em um resultado bastante confortável. A Roma superou uma desvantagem de 1 a 0 no jogo de ida contra o Feyenoord, para golear por 4 a 1 no segundo jogo, antes de eliminar o Bayer Leverkusen de Xabi Alsonso, nas semifinais. Alonso, que já jogou sob o comando de Mourinho no Real Madrid, conquistou uma enorme reputação em sua primeira temporada, à frente do time, já que o técnico português o elogiou como um treinador com “conhecimento muito elevado”. Sendo assim, uma final interessante se desenha na Liga Europa, e uma disputa de dar água na boca se aproxima.
Notícias da equipe
Ambas as equipes estão lidando atualmente com alguns problemas de contusão, a maioria dos quais espera ser resolvida a tempo para o confronto de alta octanagem na Puskas Arena, em Budapeste. O argentino Alejandro Papu Gomez, campeão da Copa do Mundo, está a caminho de voltar à ação, enquanto Joan Jordan e Tanguy Nianzou podem ficar de fora. Para a Roma, Paulo Dybala será um grande desfalque, e eles esperam que Gini Wijnaldum e Leonardo Spinazzola estejam em forma a tempo para o importante jogo.
Escalações esperadas:
AS Roma: Rui Patricio; Ibanez, Cristante, Mancini; Celik, Bove, Matic, Pellegrini, Spinazzola; Belotti, Abraham;
Sevilla: Bono; Navas, Bade, Gudelj, Telles; Fernando, Rakitic; Ocampos, Torres, Gomez; En-Nesyri;
Principais participantes
O goleiro Yassine Bono será um dos jogadores mais importantes do ponto de vista do Sevilla. O goleiro marroquino está em ótima forma tanto no clube quanto no país e surgiu como um dos heróis desconhecidos do Sevilla nesta temporada. Bono só ganhou o devido reconhecimento após sua campanha estelar na Copa do Mundo de 2022 com o Marrocos, quando sua nação se tornou o primeiro país africano a chegar às semifinais do torneio. Contra um perigoso ataque da Roma, que conta com nomes como Tammy Abraham e Andrea Belotti, as intervenções oportunas de Bono podem ser a contribuição que dará ao Sevilla seu sétimo título.
Leonardo Spinazzola será uma figura fundamental para a Roma em Budapeste. O lateral italiano tem sido sensacional nesta temporada, tanto na função de zagueiro quanto no ataque, contribuindo ativamente para as sequências de ataque da Roma. Spinazzola tem cinco assistências na liga nesta temporada, o maior número de um jogador da Roma depois de Paulo Dybala, cuja ausência será um grande golpe. Mourinho espera que Spinazzola apresente outro desempenho de alto nível, o que garantirá a entrada da Roma na Liga dos Campeões na próxima temporada, apesar de terminar fora dos quatro primeiros colocados da Série A.
Previsões: Vitória da Roma
Apesar do domínio do Sevilla, a experiência de Mourinho em jogos decisivos leva a disputa a favor da Roma.
Abraham para marcar
O inglês não teve uma boa temporada, depois de uma campanha fantástica no ano passado. Ele tentará fazer as pazes e, ao mesmo tempo, definir o tom para a próxima temporada.
Jesus Navas para brilhar
O jogador foi uma peça fundamental na campanha do Sevilla na Europa e será difícil lidar com ele devido à sua experiência e habilidade extraordinária.