Autor: Monojit Mandal
PSG 1 x 1 Strasbourg
O Paris Saint-Germain estabeleceu um novo recorde francês ao vencer seu 11º campeonato da liga. Faltando apenas um jogo para o fim da temporada, o gol de Lionel Messi no empate em 1 a 1 contra o Strasbourg, deu ao PSG o título e uma vantagem de quatro pontos sobre o Lens.
O PSG superou o recorde anterior de 10 troféus do Saint-Etienne, conquistado em 1981, para consolidar sua posição como o time mais próspero do futebol francês. Sob a direção do ex-técnico Mauricio Pochettino, o time empatou o recorde no ano anterior, antes de realizar essa façanha surpreendente. Com nove troféus nas últimas 11 temporadas, desde que passou a ser propriedade do Catar, o PSG tem dominado o futebol francês nos últimos dez anos.
Christophe Galtier, técnico do PSG, reconheceu a dificuldade de vencer um campeonato da liga em seus comentários após a vitória. Ele citou as dificuldades enfrentadas pelos atuais campeões nas ligas europeias nesta temporada. Galtier enfatizou que, mesmo para uma equipe como o Paris Saint-Germain, a conquista do campeonato não deve ser considerada garantida.
O PSG tinha uma vantagem de seis pontos sobre o Lens no penúltimo fim de semana da temporada e tinha um diferencial de gols melhor. Mesmo com uma derrota, o PSG teria conquistado o título se o Lens tivesse cometido um erro. No entanto, o PSG acabou precisando de um empate contra o Strasbourg depois que o Lens derrotou o já rebaixado Ajaccio, por 3 a 0.
Pouco antes da marca da hora, Kylian Mbappe deu a assistência para Lionel Messi marcar seu 16º gol na temporada da Ligue 1, o que acabou sendo o momento decisivo do jogo. No entanto, a vantagem do PSG durou pouco, pois Kevin Gameiro, ex-atacante do Paris, empatou o jogo faltando apenas 11 minutos para o fim, aproveitando um rebote após Morgan Sanson defender um chute de Gianluigi Donnarumma.
Embora o PSG tenha tido um início de temporada fantástico e estivesse invicto em todas as competições até a Copa do Mundo, ele teve um início difícil em 2023, perdendo seis dos 17 primeiros jogos do campeonato. A equipe também perdeu para o Bayern de Munique, nas oitavas de final da Liga dos Campeões e foi eliminada no mesmo ponto da Copa da França.
Após esses resultados, o técnico Christophe Galtier, que levou o Lille à conquista do título há dois anos, foi alvo de rumores sobre seu futuro.