Autor: Soorya G
O Brasil, favorito antes do torneio, conseguiu superar a derrota no primeiro dia contra a Itália, com duas vitórias contundentes, a segunda das quais contra a corajosa equipe da Nigéria. O Brasil derrotou os rivais africanos por 2 a 0 e terminou na liderança do Grupo D pelo saldo de gols, acima da Itália, que havia vencido a Seleção Sub-20. Foi um grande desgosto para os nigerianos, que, por obra do destino, perderam a chance de chegar às pré-quartas de final, cuja classificação é incerta no momento. A concessão do segundo gol e a consequente incapacidade de marcar gols pode ser a causa da eliminação do torneio, embora o cenário para os nigerianos pareça animador. Com seis pontos conquistados na fase de grupos, os nigerianos estarão entre os terceiros colocados com mais pontos e enfrentarão os EUA ou a anfitriã Argentina.
Os nigerianos foram decididamente a melhor equipe nos estágios iniciais do jogo, pois levaram a disputa para os brasileiros com um futebol corajoso e ofensivo. Seus avanços impressionantes e repetidos em direção à rede do Brasil deveriam ter sido recompensados nos primeiros dez minutos da partida. A perigosa bola de Emmanuel Umeh para a área brasileira sobrou para Jude Sunday, que perdeu a chance logo no início. Sunday foi extremamente azarado, já que seu voleio fulminante bateu na trave e quase entrou, antes de o VAR confirmar que a bola estava em jogo. A Seleção rapidamente contra-atacou, partindo para criar uma situação de três contra um, que foi desperdiçada por Marcos Leonardo. Aos poucos, os brasileiros começaram a dominar o jogo, ditando o ritmo da partida à medida que o jogo avançava. No entanto, os zagueiros da Nigéria estavam igualmente à altura da tarefa, frustrando seus ilustres adversários durante a maior parte do primeiro tempo. Leonardo perderia mais uma vez aos 30 minutos do segundo tempo, quando teve uma chance de ouro, que passou por cima do travessão. A vitória da Itália por 3 a 0 sobre a República Dominicana coloca a equipe na fase pré-quarto de final, onde enfrentará o vencedor do Grupo E.
O impasse foi finalmente quebrado no final do primeiro tempo, quando Jean Pedroso subiu mais alto que todos na área para marcar o primeiro gol do Brasil. Se esse fosse o placar final, a Nigéria teria se classificado à frente da Itália pelo saldo de gols, mas os brasileiros se recusaram a recuar e marcaram o segundo gol no início do segundo tempo, dessa vez com Marquinhos, talento do Arsenal. Apesar das repetidas tentativas da Nigéria de reduzir o déficit, os pentacampeões seguraram a vitória na Copa do Mundo.
A anfitriã Argentina goleou a Nova Zelândia por 5 a 0 em um jogo de muita luta, com os neozelandeses sendo submetidos a uma difícil lição. Os campeões recordistas marcaram três gols no primeiro tempo do jogo, com Maestro Ignacio, Gino Infantino e Luka Romero. A Albiceleste voltou para buscar mais sangue, dessa vez marcando mais dois gols, com Brian Aguirre convertendo de pênalti, e Alejo Veliz acrescentou mais um a poucos minutos do fim. Com a vitória, a Argentina completou uma fase de grupos impecável, vencendo todos os seus jogos, marcando dez gols e sofrendo apenas um. A vitória de 2 a 0 do Uzbequistão sobre a Guatemala confirmou a superioridade do saldo de gols do país sobre a Nova Zelândia. Os uzbeques enfrentarão Israel nas quartas-de-final, já que o país vem de uma vitória de 2 a 1 sobre o Japão.
Por outro lado, os EUA não tiveram problemas para lidar com a Eslováquia (2 a 0), já que o gol de Cade Corwell no primeiro tempo garantiu a manutenção da invencibilidade da equipe no torneio. A Colômbia, por sua vez, precisou contar com um gol de Oscar Cortes no último minuto, para empatar com o Senegal, acabando com as esperanças dos africanos de se classificarem para as quartas de final. O Equador aplicou uma sonora goleada na fraca seleção de Fiji, que levou nove gols, incluindo quatro após os 85 minutos do segundo tempo. As Ilhas Fiji encerraram sua campanha com 16 gols sofridos, mas nenhum a seu favor.
PASSEIO 3
Brasil – Nigéria 2-0
República Dominicana – Itália 0-3
Nova Zelândia – Argentina 0-5
Uzbequistão – Guatemala 2-0
Eslováquia – EUA 0-2
Equador – Fiji 9-0
Colômbia – Senegal 1 x 1
Japão – Israel 1-2