Autor: Monojit Mandal
De acordo com fontes recentes, o Corinthians Basquete está atualmente em negociações com um novo técnico, enquanto se prepara para a próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe da atual temporada do NBB, que foi eliminada na primeira rodada dos playoffs, está tentando recomeçar sob nova direção. Léo Figueiró, que não renovará seu contrato com o Corinthians, será substituído por Silvio Santander, conhecido técnico argentino, com uma carreira de destaque.
Guilherme Tadeu, jornalista do podcast Café Belgrado, deu a notícia da possível mudança de técnico. Santander traz uma vasta experiência para a mesa e já ganhou dois campeonatos na Liga Nacional Argentina com o Quimsa e o San Lorenzo. Ele também ajudou a treinar a equipe nacional da Argentina, que ficou em segundo lugar na Copa do Mundo de 2019, na China. Além disso, Santander trabalhou como assistente técnico da equipe nacional de basquete da China no ano anterior, além de treinar o Guaiqueres de Margarita, da Venezuela.
O contrato de Daniel Onwenu foi prorrogado pelo Corinthians por mais um ano no início deste mês. O clube tem a política de dar aos seus atletas de esportes de quadra contratos anuais, que correspondem à duração da temporada individual. Os contratos no basquete normalmente duram de julho a julho.
A atual temporada do NBB, que está em sua última rodada de playoffs, deve terminar em junho. O Corinthians Basquete mostrou sua determinação e competitividade nesta temporada, ao chegar às quartas de final do Campeonato Paulista, além de sua participação na liga nacional.
O Corinthians Basketball espera reenergizar sua equipe e recuperar sua vantagem competitiva na próxima temporada do NBB, com a provável contratação de Silvio Santander. A contratação de um técnico com um currículo tão sólido dá ao clube e a seus torcedores, um novo otimismo e entusiasmo, enquanto se esforçam para levar o basquete brasileiro a novos patamares.
Espera-se que a equipe continue a ser uma força importante no basquete brasileiro por muitos anos. O Corinthians é um concorrente constante ao título do NBB.