Autor: Monojit Mandal
O armador/volante Keyontae Johnson, do Kansas State, recebeu autorização para participar do draft de 2023 da NBA, de acordo com os representantes da Priority Sports, Mark Bartelstein e Ross Aroyo. Johnson recebeu a autorização para ser escolhido no próximo draft de junho, pelo tribunal Fitness to Play da NBA. O escritório da liga enviou um comunicado a todos os clubes da NBA na tarde de sexta-feira, com essa informação. Johnson pode agora começar a viajar e fazer testes para possíveis equipes, já que recebeu autorização.
O fato aterrorizante ocorreu em dezembro de 2020, quando o jogador de 23 anos, que já havia jogado pelo Florida Gators, desmaiou durante um jogo contra o Florida State. Ele foi identificado como tendo um problema cardíaco após três dias, em um coma induzido cirurgicamente. Mais tarde, ele foi transferido para o Kansas State após receber autorização médica para voltar às quadras. Ele teve uma temporada espetacular lá, ganhando o prêmio Big 12 Newcomer of the Year de 2023.
Johnson fez uma última aparição cerimonial para os Gators em março de 2022, quinze meses após sua queda, antes de usar o portal de transferências para se juntar ao Kansas State, para a campanha atual. Ele contribuiu significativamente para o sucesso da equipe, com uma média de 17,4 pontos por partida, 6,8 rebotes e 2,1 assistências por partida, enquanto a equipe avançava para a Elite-Eight, do torneio da NCAA.
Johnson, que nasceu em Norfolk, Virgínia, em 24 de maio de 2000, estudou na Oak Hill Academy, onde foi um McDonald’s All-American e um recruta cinco estrelas. Em 2018, ele se comprometeu a jogar basquete pela Universidade da Flórida. Johnson foi selecionado para o time de calouros da Southeastern Conference (SEC) em sua primeira temporada, depois de mostrar suas habilidades com médias de 10,9 pontos, 4,9 rebotes e 1,5 assistência por jogo. Com uma campanha estelar no segundo ano, que lhe rendeu uma média de 14,0 pontos, 7,1 rebotes e 1,6 assistência por jogo, ele foi então convocado para o 1º time All-SEC.
Johnson, que é conhecido por sua adaptabilidade, é hábil em marcar gols, pegar rebotes e jogar na defesa. Ele é um excelente arremessador, tanto dentro quanto fora do arco, e também demonstra fortes habilidades defensivas e de passe. Johnson se estabeleceu como um grande prospecto viável à medida que seu último ano se aproxima, e as organizações da NBA estão agora avaliando avidamente suas habilidades e possíveis contribuições no local de trabalho.